NOTÍCIA
  • 09 Nov 2023

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO INAUGURA CENTRALIDADE NO BENGO

Bengo - A primeira fase da Centralidade Teresa Afonso Gomes, situada na cidade de Caxito, província do Bengo, foi inaugurada segunda-feira,  pelo Presidente da República, João Lourenço.

Nesta fase foram construídos 80 edifícios, dos quais 72 com lojas e 486 habitações, sendo oito delas moradias térreas, bem como postos de saúde, de polícia e uma escola primária com 24 salas.

Na segunda e última fase está prevista  a construção de mais 78 edifícios de diferentes tipologias, perfazendo no total de mil habitações, nomeadamente 946 apartamentos, 30 moradias térreas e 72 lojas.

As primeiras 486 habitações, das mil previstas, vão beneficiar, maioritariamente, os funcionários públicos, estando uma quota destinada para a juventude.

O projecto habitacional é o segundo na província do Bengo, depois da Centralidade do Capari, a primeira a entrar em funcionamento, com 4000 casas.

A centralidade, que passa a chamar-se "Teresa Afonso Gomes”, em homenagem a heroína que participou no processo de luta de libertação nacional, tem um total de mil habitações, das quais 946 apartamentos, 30 moradias e 72 lojas. Compreende edifícios da tipologia T3, de quatro pisos.

A centralidade contempla ainda várias estruturas sociais como escolas primária e secundária, posto de saúde, esquadra policial, campo multiuso, jardim de infância e campo de futebol 11.

A Centralidade ficou orçada em 182,9 milhões de dólares norte-americanos, acrescidos de USD 4,5 milhões para o contrato de fiscalização.

Teresa Afonso Gomes nasceu em Nabuangongo, em 1946, e faleceu em Março de 1967, na Base do Kinkuso (Congo Kinshasa), actual RDC.

 As obras de construção da centralidade tiveram início em Fevereiro de 2022. 

Chefe de Estado inaugura novo Hospital Geral do Bengo

Ainda hoje, no quadro da sua jornada de trabalho, o Chefe de Estado procedeu a inauguração do novo Hospital Geral do Bengo, localizado no Bucula, na cidade de Caxito.

O hospital denominada reverendo Guilherme Pereira Inglês tem capacidade para 200 camas, 15 áreas clínicas, distribuídas em 24 blocos, seis residências para profissionais e um centro de hemodiálise.

A unidade hospitalar, que será igualmente um centro de formação e investigação científica, vai contar com vários serviços como medicina geral, pediatria e cirurgia.