DADOS PESSOAIS
Patente: GENERAL DE AVIAÇÃO;
Cargo: CHEFE DO ESTADO MAIOR GENERAL DAS FAA
Nome: Altino Carlos José dos Santos;
Naturalidade: Província de Luanda;
Data de nascimento: 19 de Outubro de 1957;
Data de incorporação nas ex-FAPLA: 10 de Dezembro de 1974;
BIOGRAFIA DO GENERAL
Altino Carlos José dos Santos. – Nasceu a 19 de Outubro de 1957, em Luanda. Iniciou os estudos primários na cidade de Lobito e terminou no Colégio Adriano Moreira, em Luanda, em 1967 quando transitou para a Escola João Crisóstomo, onde terminou o curso preparatório em 1970.
Deu continuidade de seus estudos no Liceu Paulo Dias de Novais onde frequentou o 5.º Ano do Liceu até 1974, acabando por interromper por razões de ingressar nas FAPLA a 10 de Dezembro do mesmo ano na 2.ª Região Político-Militar, no CIR-Sanga Planície, Cabinda, onde fez a preparação militar básica e, posteriormente, o Curso de Artilharia Anti-Aérea. Foi transferido para o CIR-Belize como Instrutor de Artilharia Anti-Aérea até ser indicado Chefe de Bateria de Artilharia Anti-Aérea quando deu-se início à formação das unidades regulares com a chegada dos cubanos e, posteriormente, Chefe de Grupo de Artilharia Anti-Aérea, acumulando com a função de Chefe de Artilharia da 2.ª Região Militar, até Agosto de 1976.
Em Setembro de 1976, frequentou o Curso de Defesa Anti-Aérea, na Academia de DAA das Tropas, em Kiev, ex-URSS, tendo finalizado em Abril de 1978.
Após a formação, foi colocado na FAPA/DAA como Chefe da Subsecção de Preparação Combativa no Comando de Tropas de Artilharia e Mísseis e patenteado ao grau militar de 2.º Tenente.
Em 1979, foi nomeado Chefe da Direcção de Preparação Combativa da FAPA/DAA e promovido ao grau militar de 1.º Tenente. Permaneceu no cargo até Julho de 1980 e posteriormente foi transferido como Comandante da Defesa Aérea Sul (DAS), Lubango, província da Huíla e no ano seguinte promovido ao grau militar de Capitão, tendo permanecido no cargo até Outubro de 1983.
Participou em 1981, em operações militares contra a invasão sul-africana no sul do país, bem como nas regiões do Uíge, Zaire, Malange, Luena e Kwanza-Bengo até 1984. No mesmo ano, foi nomeado Chefe do Estado-Maior Adjunto da FAPA/DAA, onde permaneceu até 1987 e por um período de um ano acumulou com a função de Substituto do Comandante da FAPA/DAA para Aviação e promovido ao posto militar de Major.
Em 1987, foi nomeado Comandante da Região Aérea Norte e em 1989 foi nomeado Comandante do 7.º Regimento Aéreo de Transporte Misto em Luanda, por acumulação de funções.
Em 1990, foi promovido ao grau militar de Tenente-Coronel e nomeado Inspector-Geral da FAPA/DAA, sendo no mesmo ano graduado a Major-General, permanecendo no cargo até à formação do Exército Único, Forças Armadas Angolanas (FAA).
Em Agosto de 1992, foi nomeado Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Nacional e promovido ao posto militar de Tenente-General.
Em Novembro de 2003, foi promovido a General e nomeado para o cargo de Chefe da Direcção Principal de Planeamento e Organização do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.
Em Novembro de 2018, por decreto Presidencial n.º 284/18, foi nomeado para o cargo de Comandante da Força Força Aérea Nacional.
Em 20 de Janeiro de 2023, por Ordem do Comandante-em-Chefe n.º 1/23 de 25 de Janeiro, foi promovido a General-de-Aviação e nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Ao longo da sua trajectória militar frequentou os seguintes cursos: Comando e Direcção de Defesa Anti-Aérea na Academia de Defesa Anti-Aérea de Kiev, Ucrânia, ex-URSS; Curso de Uniformização de Procedimentos na Escola Superior de Guerra, em Luanda e 1.º Curso de Estratégia e Arte Operativa, em Luanda.
Tem as seguintes as condecorações: Medalha 11 de Novembro de Prata, Ordem n.º 71/10, do Presidente da República; Medalha dos Veteranos Soviéticos em Angola; Medalha Jukov da República Federativa da Rússia; Outorga em 25 de Maio de 2018, de Diploma e medalha de Honra pelos relevantes serviços prestados à Pátria, em cerimónia ocorrida no Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango.
Fala português e tem domínio das línguas russa e espanhola.
CURSOS MILITARES
Durante a sua trajectória, beneficiou de várias formações, dentre as quais destacam-se:
- Curso de Defesa Anti-Aérea, na Academia Superior de Kiev, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) de 1976 a 1978;
- Curso de Defesa Anti-Aérea, na Academia Superior de Kiev, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) de 1976 a 1978;
- Curso de Uniformização de Procedimentos na Escola Superior de Guerra do Estado-Maior General das FAA, em Luanda;;
- Curso de Estratégia e Arte Operativa na Escola Superior de Guerra do Estado-Maior General das FAA, em Luanda.
POSTOS MILITARES
- 1978 - 2º Tenente;
- 1979 - 1º Tenente;
- 1987- Major;
- 1991 - Tenente -Coronel;
- 1992 - Major General (Geaduação);
- 1992 - Tenente-General (com a extinção das FAPLA e formação das FAA);
- 2003 - General;
PRINCIPAIS CARGOS EXERCIDOS
- Em 1976 - Chefe de Bateria de Artilharia Anti-Aérea na Região Militar de Cabinda;
- Em 1978 - Chefe de Subsecção de Preparação Combativa do Comando das Tropas de Artilharia Anti-Aérea e Foguetes;
- Em 1979 - Chefe da Direcção de Preparação Combativa da FAPA/DAA;
- Em 1980 - Comandante da Defesa Anti-Aérea Sul;
- Em 1983 - Chefe do Estado-Maior Adjunto da FAPA/DAA;
- Em 1986 - Comandante da Região Aérea/Defesa Anti-Aérea Norte;
- Em 1992 - Chefe da Direcção de Inspecção do Comando e Estado-Maior da FAPA/DAA;
- Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Nacional;
- Em 2003 - Chefe da Direcção Principal de Planeamento e Organização do Estado-Maior General das FAA;
- De 2018 à 20 de Janeiro de 2023 - Comandante da Força Aérea Nacional;
- De 20 de Janeiro de 2023 até a data actual CHEFE DO ESTADO MAIOR GENERAL DAS FAA.