NOTÍCIA
  • 11 Nov 2023

PENSIONISTAS DAS FAA GANHAM NOVO INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL

Luanda – Os pensionistas das Forças Armadas Angolanas (FAA) contam, desde quinta-feira, com um novo Instituto de Segurança Social, inaugurado em Luanda, pelo ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos.

 

Na ocasião, o governante referiu que a infra-estrutura vem para prestar serviços qualificados de pensão de reforma em boas condições e dar melhor dignidade aos pensionistas que muito fizeram por Angola.

 

"Esse novo instituto surge também para viabilizar a inserção dos oficiais e sargentos do quadro permanente das Forças Armadas Angolanas na vida económica activa", destascou à imprensa, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.

 

João Ernesto dos Santos sublinhou que o edifício foi efectivamente requalificado e apetrechados com os meios necessários, reunindo todos os pressupostos legais para o contínuo pagamento da pensão de reforma.

 

 Segundo o ministro, o Instituto possui um estatuto orgânico com maior abrangência em termos de autonomia administrativa e financeira em relação à Caixa Social das FAA, que era a antiga denominação da instituição que acautelava a reforma dos militares.

 

Salientou que os oficiais, a partir de subtenentes até ao grau de general do Exército, depois da passagem à reforma, são automaticamente encaminhados para o ISS das FAA, por serem contribuintes durante a fase do serviço militar obrigatório.

 

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria esclareceu que, enquanto isso, os sargentos e soldados do quadro não-permanente são desmobilizados, depois do cumprimento do dever de servir o país.

 

"É necessário dar-se dignidade aos nossos pensionistas e as respectivas instituições, sendo assim, as obras não vão parar, porque estamos nesse momento a iniciar uma obra de requalificação da Base Naval da Marinha de Guerra, e do Estado Maior da Defesa," disse.

 

Por sua vez, o director da obra, executada pela empresa Belo Empreendimento, Tiago Marques, fez saber que a empreitada durou dez meses, orçou três mil e 600 milhões de kwanzas. É um edifício de três andares comportando  670 gabinetes. 

 

“Esse edifício foi requalificado desde a raiz, pois  estamos a falar desde o esgoto até à electricidade.

Viu-se também a necessidade da construção de rampas para a circulação de pensionistas cadeirantes e outros com necessidades especiais”, conclui.