Mensagem do Comandante

A Força Aérea Nacional como Ramo das Forças Armadas Angolanas, tem a missão primária de defender o espaço aéreo nacional, garantindo deste modo a integridade da Soberania do País. continuar a ler


General Altino Carlos José dos Santos
COMANDANTE DA FORÇA AÉREA NACIONAL

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 20 May 2022
  • Comentarios
FEIRA TECNOLÓGICA RETRATA EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNIC...

Luanda - A Direcção de Telecomunicações e Asseguramento Radiotécnico da Força Aérea Nacional , realizou recentemente em Luanda, a  3ª edição da feira de exposição tecnológica, denominada “Expo-Telecom”.

O evento,  em alusão ao 17 de Maio, dia  Mundial das Telecomunicações e Sociedade de Informação, teve lugar na Base Aérea de Luanda, sob o lema: “O Futuro Começa no Instante a Seguir”.

Contou com a presença de especialistas dos Serviços de Telecomunicações dos três Ramos das Forças Armadas Angolanas e de instituições públicas de ensino ligadas ao sector .

A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes foi um dos  principais objectivos dos organizadores da exposição.

Coordenado pelo Tenente-General Cristóvão Miguel da Silva Júnior, 2º Comandante da Força Aérea Nacional em representação do General-Comandante do Ramo, Altino Carlos José dos Santos, a feira consubstanciou-se na amostra  de vários equipamentos de telecomunicações utilizados desde os primórdios até aos dias actuais.

Ao discursar, o dirigente do acto apelou aos especialistas de telecomunicações para reflexão sobre uma postura mais incisiva e adequada, tendente ao aumento da proficiência e da produtividade.

Na ocasião o responsável  defendeu a necessidade de se imprima maior energia para novas acções e descobertas, tendo destacado  o papel e a importância das telecomunicações.

Durante o acto foram homenageados com certificados de reconhecimento, alguns militares e civis, no activo e na reforma, pelo  empenho em prol do desenvolvimento da especialidade e  da contribuição prestada no reforço da organização e operacionalidade da Força Aérea .

Saiba mais
  • 14 May 2022
  • Comentarios
REGIMENTO AÉREO DE CAÇA-BOMBARDEIROS GANHA SIMULAD...

Benguela - Enquadrado no processo de reequipamento e modernização em curso nas Forças Armadas Angolanas, o Regimento Aéreo de Caça-Bombardeiros, no município da Catumbela, em Benguela, Unidade adstrita à Região Aérea Sul, conta com um novo edifício de simuladores aéreos da aeronave multifuncional K-8W.

A inauguração da infraestrutura ocorreu no sábado último, 7 de Maio, em acto dirigido pelo Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

Na ocasião, o Ministro disse no seu discurso que a inauguração dos equipamentos dava-se na sequência da aquisição, pelo Estado angolano, das referidas aeronaves e enfatizou a importância dos instrumentos no processo de formação, treinamento, adestramento e aperfeiçoamento de jovens pilotos que transitam para a aviação de Caça.

João Ernesto dos Santos Liberdade afirmou que “Munir as Forças Armadas Angolanas com meios técnicos e materiais à altura dos seus actuais e futuros desafios no contexto da Defesa Nacional é das maiores preocupações do Executivo Angolano”.

As aeronaves K-8W são meios de fabrico chinês adquiridos fruto da excelente cooperação técnico-militar existente entre a empresa angolana Simportex e a chinesa “China National Aero-Tecnology - CATIC”.

Saiba mais
  • 12 Feb 2022
  • Comentarios
COMANDANTE DA FAN ENALTECE HISTÓRIA DA RAS

O Comandante da Força Aérea Nacional (FAN), General Altino Carlos José dos Santos, enalteceu terça-feira última, (8) a história combativa da Região Aérea Sul (RAS).

O dirigente militar fez essa referência quando apresentava a Mensagem de Boas-vindas aos participantes da Reunião de Dirigentes das FAA, que decorreu de 8 a 10 de Fevereiro no Comando daquela Região Aérea.

Na ocasião, o General Altino dos Santos referiu que o evento traz reminiscências positivas, porquanto reflecte a tradição de luta, os sacrifícios consentidos e os passos empreendidos para a conquista da paz no país.

“A história da Região Aérea Sul possui brilhantes páginas que enriquecem a história militar de Angola e configura, esta importante Unidade, uma pedra indispensável na grande obra da consolidação da Paz, da segurança e da estabilidade nacional, factores-chave da reconciliação e da Unidade Nacional”, destacou.

Durante três dias, os participantes analisaram as principais questões do funcionamento dos Órgãos das FAA.

Saiba mais
  • 25 Jan 2022
  • Comentarios
COMANDANTE DA FAN DESTACA FEITOS DO RAMO

Na mensagem de boas-vindas proferida durante o acto central das comemorações do 46º aniversário da Força Aérea Nacional (FAN), General Altino Carlos dos Santos destacou o papel do Ramo Militar que dirige, dizendo que a FAN surgiu “Como corolário da grande decisão estratégica do Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, de se criar uma força capaz de suprir a necessidade de cobertura do espaço aéreo, numa Angola jovem, acabada de libertar-se do jugo colonial português e por isso, sob riscos e ameaças de invasão externa”.

O General Comandante continuou, justificando: “É por esta razão que o 21 de Janeiro é uma data memorável e de grande gesta para nós. Relembra o nascimento da Força Aérea como Ramo das Forças Armadas Angolanas. A nossa História já de si brilhante e rica, identifica-se com a História da nossa querida Angola, enriqueceu-se ainda mais com esta herança, que nos enche de orgulho, mas que nos aumenta a responsabilidade e saberemos sempre preservar a memória dos que nos antecederam.

Hoje, como ontem, temos a mesma sinceridade e com a mesma fé que o patriotismo nos inspira, vamos gravando os nomes daqueles que deram o melhor de si e daqueles que nas horas difíceis, deram as suas vidas em defesa da Pátria, proclamando bem alto os seus nomes como legendas, e gravando com letras douradas pela admiração, nas páginas brilhantes da nossa História, para que as gerações presentes e futuras pronunciem com simbolismo a coragem, a bravura, a determinação e a indomável energia”.

Por fim, felicitou os efectivos, tecendo palavras de alento e renovação de esperanças num futuro melhor: “Hoje, são contados já 46 anos de existência. Idade suficiente para contar história, para formar novas gerações e transmiti-las a experiência de vida. Idade bastante, para reflectir e atestar a maturidade cimentada na bravura e intrepidez que nos permitem renovar e fortalecer a firmeza. E é esta firmeza inquebrantável que nos faz sonhar e acreditar que um novo e melhor dia há-de chegar.

Por mais difícil que seja o caminho a ser trilhado, se fomos fortes para chegar até aqui, seremos mais ainda para chegar ao final dele. Não vamos desistir dos nossos sonhos”.

Na mesma mensagem o General-Comandante da FAN realçou o contributo de todos os que serviram e ainda servem no Ramo, assegurando que a Força Aérea continuará a ser uma componente da identidade nacional:

“Permitam-me, dirigir uma palavra de pura camaradagem, solidariedade e de amizade a todos os membros da grande Família Força Aérea, militares e civis que no passado defenderam e aos que ainda hoje, no presente, defendem e servem a Força Aérea, de forma incondicional, correspondendo prontamente ao requisito da vigilância e defesa do nosso espaço aéreo.

Continuaremos a ser uma componente estruturante da identidade nacional, valor permanente com a qual o País conta e de que Sua Excelência o Presidente da República e Comandante-em-Chefe se orgulha”.

Saiba mais
REVISTA ÁGUIA

A “Revista Águia” é o principal órgão de informação pública do Comando da Força Aérea Nacional e tem, dentro das suas atribuições, a responsabilidade de informar, formar e entreter o público leitor, contribuindo deste modo para o cultivo da intelectualidade e o gosto pela leitura.

DOWNLOAD

Eventos Recentes

Militares em Destaques