Mensagem do Comandante

A Força Aérea Nacional como Ramo das Forças Armadas Angolanas, tem a missão primária de defender o espaço aéreo nacional, garantindo deste modo a integridade da Soberania do País. continuar a ler


General Altino Carlos José dos Santos
COMANDANTE DA FORÇA AÉREA NACIONAL

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 09 Jan 2022
  • Comentarios
FAN CONTINUA APOSTADA NA MODERNIZAÇÃO DO RAMO

Luanda - O Comandante da Força Aérea Nacional (FAN), General Altino Carlos dos Santos, reafirmou, quinta-feira (6), a aposta no reequipamento do ramo, no quadro do processo de modernização em curso nas Forças Armadas Angolanas (FAA).

Em mensagem a propósito da abertura das jornadas do 46° aniversário da FAN, a assinalar-se a 21 de Janeiro,  o dirigente militar disse tratar-se de um processo já lançado a nível das FAA.

Considerou o reequipamento da FAN um "desafio do momento e que tem conhecido evolução positiva, com a aquisição de diversos meios técnicos novos, muitos dos quais da nova geração".

Na ocasião,  o General Altino Carlos dos Santos destacou a atenção que tem sido prestada à formação de quadros no ramo, com vista à assegurar a operacionalização da nova técnica por quadros angolanos.

O comandante da FAN defendeu, por outro lado, a preservação do legado histórico, a tradição de lutas e de vitórias do ramo, numa altura em que o ramo passa por uma transição geracional.

Na sua intervenção, Altino Carlos dos Santos apelou ao cumprimento das medidas de biossegurança e à vacinação, para conter a progressão da pandemia da Covid-19.

Felicitou  por outro lado, a Unidade militar do Depósito Central de Abastecimento da FAN, pela celebração do seu 26° aniversário de existência, assinalado dia 6 do corrente mês.

Saiba mais
  • 16 Dec 2021
  • Comentarios
COMANDANTE DA FAN RECEBE DIPLOMATAS SUECO

Luanda- O Comandante da Força Aérea Nacional, General Altino Carlos José dos Santos recebeu recentemente , em audiência conjunta,  a embaixadora da Suécia em Angola, Ewa Polano, e o  adido de defesa militar  daquele país europeu não residente , Capitão de Fragata Shalin Olesen Ghrahi.

Durante a reunião decorrido no Salão Nobre do Comando da FAN ,  foram analisadas  questões  relacionadas ao fortalecimento da cooperação militar entre os dois países.

O Capitão  de Fragata Shalin Olesen Ghrahi, foi recentemente acreditado  adido de defesa da Suécia em Angola.

Saiba mais
  • 16 Dec 2021
  • Comentarios
PILOTOS DA FAN REALIZAM EXERCÍCIO NOCTURNO

Catumbela - Pilotos angolanos  da Força Aérea Nacional,  a bordo de um avião bimotor K-8W do Regimento  Aéreo de Caça-Bombardeiros , realizaram recentemente,  um exercício  de voo nocturno  de combate .

O Comandante da Força Aérea Nacional, General Altino Carlos José dos Santos e alguns  Oficiais Generais e Superiores, das Forças Armadas Angolanas testemunharam a manobra, acto  que se revestiu de grande importância para os pilotos deste Ramo das FAA.

No Regimento, a delegação militar chefiada pelo Comandante do Ramo, General Altino dos Santos , visitou  ainda a área onde se encontra

o simulador de voo do mesmo avião (K-8W).

Saiba mais
  • 30 Oct 2021
  • Comentarios
FORÇA AÉREA NACIONAL ORGANIZA ACTO CENTRAL DO 30º...

A Força Aérea Nacional, assumiu a responsabilidade anualmente atribuída aos Ramos de forma rotativa e organizou as actividades enquadradas nas celebrações do 30º aniversário das Forças Armadas Angolanas, assinalado a 9 de Outubro último, sob o Lema “FAA: 30 Anos de Luta e de Vitórias na Defesa da Integridade Territorial”. 

 

O acto central teve como palco a sala de conferências da Escola Superior de Guerra, em Luanda, sob a Presidência do  General de Exército (na reforma) Francisco Pereira Furtado, Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da Republica.

 

Durante a sua alocução, o Ministro de Estado Francisco Furtado reafirmou o papel das FAA na defesa do território nacional, frisando que  “As Forças Armadas Angolanas destacam-se no papel de garante da Soberania Nacional, através da defesa militar do Paìs, organizada na base da hierquia, da disciplina e da obediência aos Órgãos de Soberania, nos termos da Constituição e da Lei, sob a firme e indubitável liderança do seu Comandante-em-Chefe João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola.

 

O Acto, realizado de forma restrita face à pandemia da Covid-19, teve como principal cartaz uma conferência subordinada ao tema “FAA: 30 Anos – Desafios Actuais e Perspectivas para o Futuro”, da qual foi prelector o Chefe do Estado Maior General Adjunto para Área Operacional e de Desenvolvimento General Geraldo Abreu Muengo Ukwachitembo “Kamorteiro”.

 

Participaram do evento, o Chefe do Estado Maior General das FAA, General de Exército António Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, o Inspector –Geral da Defesa Nacional, General (Rf) Marques Correia Banza, Generais, Almirantes, Oficiais Superiores, Capitães e Subalternos, Sargentos, Praças, Marinheiros, trabalhadores civis e convidados.

 

As Forças Armadas Angolanas foram instituídas a 9 de Outubro de 1991 e representam o braço armado do povo angolano.

 

 

 

Saiba mais
REVISTA ÁGUIA

A “Revista Águia” é o principal órgão de informação pública do Comando da Força Aérea Nacional e tem, dentro das suas atribuições, a responsabilidade de informar, formar e entreter o público leitor, contribuindo deste modo para o cultivo da intelectualidade e o gosto pela leitura.

DOWNLOAD

Eventos Recentes

Militares em Destaques