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  • 11 Nov 2023

PR INAUGURA NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE LUANDA

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta sexta-feira, dia 10, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto “AIAAN”, localizado no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

 

A cerimónia de inauguração da infra-estrutura, que ocorreu na véspera da celebração dos 48 anos de independência nacional, contou com a presença de 1.500 convidados.

 

Antes do corte da fita que simboliza o arranque do AIAAN, foi inaugurada uma nova linha da estação ferroviária do Bungo, para facilitar a mobilidade dos passageiros.

 

O novo aeroporto, erguido a 40 quilómetros da capital do país, entra em funcionamento  de forma faseada, sendo a 1ª reservada aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024.

 

Segundo o cronograma de funcionamento do novo Aeroporto Internacional de Luanda, a 2ª fase inicia-se em Fevereiro de 2024, com as operações de voos domésticos.

 

Conforme a planificação do Governo angolano, a última etapa, prevista para o mês de Junho de 2024, será marcada pelo início das operações de voos internacionais.

 

Numa primeira fase, o novo aeroporto funcionará com uma certificação provisória, pelo facto de ainda não haver experiência suficiente de operações do aeroporto.

 

A abertura faseada da nova infra-estrutura ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que   ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.

 

A nova infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.

 

Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber, entre outros, aviões do tipo B747 e A380, este último considerado a maior aeronave comercial da actualidade.

 

A pista sul (a maior), que dispõe de quatro mil metros por 60 de largura, recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional - TAAG.

 

Além das duas pistas, o AIAAN conta igualmente com 31 mangas, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como 9 tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.

 

A infra-estrutura contempla 26 balcões do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME),  um parque de estacionamento para mil e 710 viaturas, assim como espaço reservado para lojas, numa área de mil 825 metros quadrados.

 

Dispõe, também, de 22 salas VIP, uma clínica e um centro de primeiros socorros anexado ao terminal de passageiros, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária, que cobrirá uma área total de 75km2.

 

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto dispõe de rampas, elevadores e pessoal treinado para prestar atenção especial às pessoas com mobilidade reduzida.

 

O novo aeroporto foi concebido para ser um HUB (placa giratória onde se concentra grande número de voos a determinadas horas), com ligações domésticas, regionais e internacionais, sendo a principal porta de entrada de Angola para o mundo.

 

Conforme previsões do Governo angolano, a entrada em funcionamento da infra-estrutura impulsionará o crescimento do transporte aéreo nacional e regional, podendo beneficiar, aproximadamente, 415 milhões de habitantes na sub-região.

 

É expectável que o novo aeroporto internacional tenha um papel fundamental no aumento do turismo e na promoção da imagem de Angola, na medida em que facilitará a chegada e partida de visitantes, ampliando as opções de voos e serviços.

 

Segundo as autoridades angolanas, o aeroporto servirá como “vitrina da cultura, história e identidade de Angola, despertando o interesse de turistas e potenciais investidores”, sendo, por isso, uma ferramenta estratégica para o crescimento do sector turístico.

 

No quadro da construção desta infra-estrutura aeroportuária, foram criadas condições para o acesso dos transportes públicos ao novo aeroporto, por meio de comboios e autocarros, nomeadamente construção de novas estações no Bungo, Musseques, Viana e Baia, além de uma estação de conexão e do Terminal Ferroviário do Novo Aeroporto.