ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG)

Despacho nº 4/92 de 20 de Fevereiro da Comissão de Criação das Forças Armadas (CCFA) foi criado o ISEM na dependência do CEMGFAA;


Despacho nº 13/09 de 18 de Fevereiro do CEMGFAA o ISEM transforma-se em ESG, no âmbito do processo de Reedificação das FAA, mantendo-se na dependência do CEMGFAA.


Missão

Preparar Oficiais Generais e Superiores para o desempenho de funções de Comando e Direcção ou outras que lhes competem ao mais alto nível da estrutura de Defesa e Segurança;


Realizar uma permanente investigação da evolução dos conhecimentos militares com vista a contribuir para a actualização e evolução da doutrina das Forças Armadas.


Cursos:

Estratégia e Arte Operativa:

Objectivo: Visa fundamentalmente, actualizar os Oficiais Generais, Almirantes, Comissários e Entidades Públicas, com conhecimentos Técnico-profissionais, através de debates sobre assuntos de Segurança e Defesa Nacional.

Comando e Direcção:

Objectivo: Complementar a formação para o exercício das funções inerentes aos altos cargos de Comando, Direcção e Estado-Maior no mais elevado escalão através da investigação, estudo, debate e análise de temas Nacionais e Internacionais com interesse para as FAA.

Comando e Estado-Maior:

Objectivo: É um curso de qualificação que se destina a habilitar os Oficiais Superiores das FAA, da Policia Nacional e de países amigos ao desempenho de funções em Órgãos Superiores de Comando das FA, em Estado Maiores Conjuntos ou Combinados, no Ministério da Defesa Nacional e na assessoria de entidades públicas.

Promoção a Oficial Superior:

Objectivo: Visa fundamentalmente preparar os Oficiais Superiores e Capitães das FAA, da PN e dos países amigos em técnicas de comando e apoio à decisão, necessárias ao exercício de funções no âmbito do comando e estado-maior de uma unidade de escalão Batalhão ou equivalente.Língua

Portuguesa:

Objectivo: Preparar os Oficiais de países amigos em técnicas de comunicação da língua portuguesa, desenvolvendo competências nas áreas da compreensão e expressão, oral e escrita, bem como competências literárias.

Organização do Asseguramento Moral e Psicológico:

Objectivo: Preparar os Oficiais Generais e Superiores dos Órgãos de Educação Patriótica em técnicas de Asseguramento Moral e Psicológico nas FA, necessárias ao exercício de funções nos níveis correspondentes.