Mensagem do Comandante

Estimados internautas e leitores sejam bem-vindos a nossa página que servirá de certeza para intercâmbio de informações sempre em prol do bem comum. continuar a ler


General Jaque Raúl
COMANDANTE DO EXÉRCITO

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 08 Jul 2022
  • Comentarios
ANGOLA APOSTA NA PROMOÇÃO DA PAZ MUNDIAL

Luanda - A República de Angola está empenhada em promover a paz mundial, por via da concertação e da prevenção de conflitos, afirmou  terça-feira,  última, em Luanda, o director Nacional de Política de Defesa, do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, Barbosa Epalanga.

De acordo com o tenente-general  que presidia à cerimónia de  acreditação de adidos de Defesa das embaixadas da Nigéria  e da Turquia em Angola, o país sempre pautou pela paz mundial a todo custo, mas sem pré-condições.

Terça-feira,  dia 5, foram acreditados oficialmente, pelo Ministério da Defesa Nacional  e do s  Veteranos da Pátria,  como adidos de Defesa das Repúblicas da Nigéria e da Turquia, respectivamente, o  Capitão de Mar e Guerra Badamasi Ishaq Yahuza, e do  Tenene coronel Kömür Çelik,  que concomitantemente iniciaram funções hoje.

O responsável militar angolano  afirmou que  esta actividade enquadra-se no reforço das relações diplomáticas  que Angola tem com os  dois países, ressaltando que ambos são muito importantes  por, do ponto de vista geoestratégico, estarem representa dos em organizações de peso, em África e no Mundo. Deu como exemplo a Nigéria, como potência regional, inserida na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO )  e no Golfo da Guiné. 

Quanto à Turquia, reconheceu, é um país   pertencente à Ásia e à Europa, com uma economia estável e uma indústria muito desenvolvida e membro activo na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ou NATO na sigla em inglês.

Para concluir,  sublinhou  que  a República de Angola está preocupada com a proliferação do terrorismo e das mudanças inconstitucionais que tem surgido no continente africano.

Lembrou que por iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e com o apoio da União Africana teve lugar uma cimeira sobre o assunto em Malabo, Guiné Equatorial. 

 

Angola/Nigéria

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes.

Angola/Turquia 

As relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Turquia são consideradas boas e ambos os governos têm feito esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios. 

Além de outros instrumentos, os dois estados têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica.

Saiba mais
  • 24 Jun 2022
  • Comentarios
EXÉRCITO ABRE JORNADAS DE EDUCAÇÃO E EXALTAÇÃO PA...

Moxico – O Exército, maior ramo das Forças Armadas Angolanas procedeu terça feira (21), abertura das Jornadas de Educação e Exaltação Patrióticas no Centro de Instrução do Luena, em acto orientado pelo seu comandante General Jaque Raul.

Na ocasião, o General Jaque Raúl apontou como prioritário no cumprimento da agenda das referidas jornadas, a sensibilização e educação  dos efectivos, nas Unidades e Estabelecimentos militares antes, durante e depois das eleições marcadas para o dia 24 de Agosto .

Para  o dirigente militar, o sucesso das jornadas, dependerá da entrega e dedicação dos Comandantes, Chefes e Oficiais à todos os níveis, na implementação dos programas estabelecidos de formas a contribuir para consolidação dos valores patrióticos no seio das tropas.

Durante a sua intervenção, o Comandante do Exército  lembrou  aos  mais jovens efectivos militares a importância  histórica da cidade do Luena no contexto da  paz no país .

Estiveram presente no encontro novos recrutas que se preparam para o cumprimento do serviço militar, no Centro de Instrução do Luena.

De recordar que foi na cidade do Luena, Moxico, onde o Governo e as extintas Forças Militares da UNITA, iniciaram as conversações diretas, que deu lugar a assinatura a 4 de Abril de 2002, do acordo de paz para Angola .

Desde então, a data de 4 de Abril passou a ser feriado nacional e comemorada como o Dia da Paz, em Angola, numa das datas mais importantes da história de Angola, que marca, indelevelmente, uma viragem de página para o povo angolano.

Saiba mais
  • 21 Jun 2022
  • Comentarios
COOPERAÇÃO MILITAR NO CENTRO DO DIÁLOGO ENTRE ANGO...

Luanda - Questões ligadas ao fortalecimento das relações de cooperação no domínio militar, estiveram recentemente em análise, no encontro entre o Comandante do Exército General Jaque Raúl e o Adido de Defesa da Coreia do Sul, Coronel Lee Byun Gchul.

O Coronel Lee  Gchul que foi recebido em audiência pelo General Jaque  Raúl, informou no final da audiência que a ocasião serviu para abordar questões relacionadas com a cooperação, com  particular realce para a formação militar .

O Adido de Defesa sul coreano  no quadro da sua missão diplomática tem residência fixa na África do Sul, onde desempenha as mesmas funções, em prol dos interesses militar do seu país.

Saiba mais
  • 15 Jun 2022
  • Comentarios
COMANDANTE DO EXÉRCITO ANGOLANO FALA DE COOPERAÇÃO...

Luanda - O Comandante do Exército, um dos principais Ramos das Forças Armadas Angolanas, Jaque Raúl, abordou nesta terça-feira, em Luanda, com o seu homólogo Das Forças Terrestre da República do Botswana Major General Joseph Seelo, questões ligadas ao reforço da cooperação entre ambos Exércitos.

Durante o encontro decorrido no Quartel General do Exército , o Comandante das Forças Terrestre  do Botswana, que se encontra no país desde segunda-feira última, recebeu informações ligadas a estrutura e organização do Exército angolano .

Na ocasião, ambas delegações trocaram impressões sobre a forma de intensificarem as relações de cooperação no domínio militar.

Ainda no Quartel General do Exército, a delegação militar chefiada  pelo Major General Joseph Seelo, visitou a Clínica do Exército e o Centro de Hemodiálise das Forças Armadas Angolanas .

O programa da visita prevê ainda visitas a 70ª Brigada e ao Museu de História  Militar.

Saiba mais
REVISTA MILITAR DO EXÉRCITO

A Revista Militar, edição número 67, acaba de sair com um número especial dedicado ao 29º aniversário das FAA, comemorado no dia 9 de Outubro de 2020. A revista, destaca: A mensagem do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA por ocasião do Aniversário das FAA | Exército reabre Escolas e Centros de Instrução Militar | Comandante do Exército confere posse aos Oficiais Coronéis.

DOWNLOAD

Eventos Recentes

Eventos Agendados

Militares em Destaques