Mensagem do Comandante

Estimados internautas e leitores sejam bem-vindos a nossa página que servirá de certeza para intercâmbio de informações sempre em prol do bem comum. continuar a ler


General Jaque Raúl
COMANDANTE DO EXÉRCITO

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 16 Sep 2022
  • Comentarios
FINALISTAS DO 5º CURSO DA AMEX VISITAM A DIRECÇÃO...

Luanda- Finalistas do 5º curso de licenciatura em ciências militares da Academia do Exército visitaram  quarta-feira 8, a Direcção de Educação Patriótica e a Unidade de Apoio do Comando do Exército.

Durante visita, os  estudantes militar tomaram contacto com o funcionamento das várias Repartições que compõem a Direcção de Educação Patriótica do Ramo e da Unidade de Apoio do Quartel General.

Na ocasião, o 2º Comandante da Unidade de Apoio Tenente Coronel Manuel Teka, aconselhou aos novos especialistas, a fazerem valer tudo que aprenderam ao longo dos 6 anos de formação, aprimorando os seus níveis de prontidão combativa, com vista a salvaguarda da integridade territorial.

Saiba mais
  • 05 Sep 2022
  • Comentarios
BRIGADA DE TANQUES ACOLHE ABERTURA DO 2º PERÍODO D...

Luanda -  O 2º período  de Preparação  Operativa, Combativa e Educativo-patriótica 2022/2023, do Ramo do Exército foi aberto recentemente em acto orientado pelo Chefe do Estado Maior do Exército, Tenente General António José de Sousa Queiróz.

Na ocasião, o dirigente militar que falava em representação do Comandante deste Ramo das Forças Armadas Angolanas, enalteceu o espírito patriótico, civismo e sentido de responsabilidade, demonstrados pelos efectivos do Exército, durante o periodo eleitoral.

O Tenente General Queiróz exortou os efectivos no sentido de redobrarem os esforços com vista a aprimorar os níveis de prontidão combativa, disciplina, organização vigilância e rigor, na salvaguarda da integridade territorial e dos poderes políticos consagrados na Constituição do país.

Saiba mais
  • 17 Aug 2022
  • Comentarios
FINALISTAS EM CIÊNCIAS MILITARES RECEBEM DIPLOMAS...

Benguela-Duzentos e seis Cadetes da Academia Militar do Exército no Lobito, província de Benguela, receberam sexta-feira passada, os seus respectivos diplomas, no término do 5º curso de  licenciatura  em Ciências Militares,  numa cerimónia testemunhada pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Exército Egídio de Sousa Santos “Disciplina”.

No curso, iniciado em 2017, foram ministradas matérias ligadas à infantaria, educação patriótica, direito militar, telecomunicações, administração militar, engenharia, protecção nuclear, biologia, química, técnica auto e blindada, armamento, dentre outras.

Ao proceder o acto de encerramento, o  General Egídio de Sousa Santos referiu  que as Forças Armadas em cumprimento  a directiva do Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das FAA, João Lourenço, “tem registado um crescimento qualitativo dos seus efectivos, com o processo de restruturação, redimensionamento e reequipamento, onde a vertente formação de quadros em diferentes especialidades  tem sido uma das principais prioridades”.

A cermónia foi marcada pela deposição de uma coroa de flores no túmulo  do soldado  desconhecido e por algumas  intervenções, com realce para a mensagem de boas vindas do  2º Comandante do Exército , Tenente General João Serafim Quiteculo, bem como  pelo Juramento à Bandeira Nacional.

Os finalistas que na ocasião foram  graduados  a Subtenente, passam  a integrar o quadro permanente das Forças Armadas Angolanas.

Foi destinguido como melhor aluno do Curso com 16,98 valores,  o finalista Alcindo Estácio Kulomboca, na disciplina de Educação Patriótica.

Estiveram presente no acto representantes do Governo local, Generais, académicos, oficiais à distintos níveis, representantes da sociedade civil e familiares dos finalistas.

Saiba mais
  • 08 Jul 2022
  • Comentarios
ANGOLA APOSTA NA PROMOÇÃO DA PAZ MUNDIAL

Luanda - A República de Angola está empenhada em promover a paz mundial, por via da concertação e da prevenção de conflitos, afirmou  terça-feira,  última, em Luanda, o director Nacional de Política de Defesa, do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, Barbosa Epalanga.

De acordo com o tenente-general  que presidia à cerimónia de  acreditação de adidos de Defesa das embaixadas da Nigéria  e da Turquia em Angola, o país sempre pautou pela paz mundial a todo custo, mas sem pré-condições.

Terça-feira,  dia 5, foram acreditados oficialmente, pelo Ministério da Defesa Nacional  e do s  Veteranos da Pátria,  como adidos de Defesa das Repúblicas da Nigéria e da Turquia, respectivamente, o  Capitão de Mar e Guerra Badamasi Ishaq Yahuza, e do  Tenene coronel Kömür Çelik,  que concomitantemente iniciaram funções hoje.

O responsável militar angolano  afirmou que  esta actividade enquadra-se no reforço das relações diplomáticas  que Angola tem com os  dois países, ressaltando que ambos são muito importantes  por, do ponto de vista geoestratégico, estarem representa dos em organizações de peso, em África e no Mundo. Deu como exemplo a Nigéria, como potência regional, inserida na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO )  e no Golfo da Guiné. 

Quanto à Turquia, reconheceu, é um país   pertencente à Ásia e à Europa, com uma economia estável e uma indústria muito desenvolvida e membro activo na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ou NATO na sigla em inglês.

Para concluir,  sublinhou  que  a República de Angola está preocupada com a proliferação do terrorismo e das mudanças inconstitucionais que tem surgido no continente africano.

Lembrou que por iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e com o apoio da União Africana teve lugar uma cimeira sobre o assunto em Malabo, Guiné Equatorial. 

 

Angola/Nigéria

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes.

Angola/Turquia 

As relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Turquia são consideradas boas e ambos os governos têm feito esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios. 

Além de outros instrumentos, os dois estados têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica.

Saiba mais
REVISTA MILITAR DO EXÉRCITO

A Revista Militar, edição número 67, acaba de sair com um número especial dedicado ao 29º aniversário das FAA, comemorado no dia 9 de Outubro de 2020. A revista, destaca: A mensagem do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA por ocasião do Aniversário das FAA | Exército reabre Escolas e Centros de Instrução Militar | Comandante do Exército confere posse aos Oficiais Coronéis.

DOWNLOAD

Eventos Recentes

Eventos Agendados

Militares em Destaques