Mensagem do Comandante

Estimados internautas e leitores sejam bem-vindos a nossa página que servirá de certeza para intercâmbio de informações sempre em prol do bem comum. continuar a ler


General Jaque Raúl
COMANDANTE DO EXÉRCITO

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 19 May 2022
  • Comentarios
ELEVAÇÃO DO ESTADO PSICO-MOTIVACIONAL DOS PROFISSI...

Luanda - A Elevação do estado psico-motivacional dos profissionais, técnicos e agentes de saúde da Clínica do Exército, das Forças Armadas Angolanas, foi o tema  abordado, recentemente, numa palestra, no Quartel General do Exército, em Luanda.

A palestrante, doutora Santinha de Jesus Firmino, psicólogo clínica da unidade hospitalar do Exército, ao dirigir-se aos presentes no encontro, abordou aspectos  essenciais com vista o cumprimento cabal do trabalho  destes profissionais da saúde.

Na ocasião, a doutora Santinha Firmino apelou aos profissionais, técnico e agente de saúde, a necessidade do dever destes, influenciar positivamente os seus colegas no trabalho, com o objectivo de alcançar as metas preconizadas e dar soluções aos problemas que possam surgir durante o desempenho das funções.

“O amor, a vocação à profissão e a prestação do serviço humanizado, são factores a ter em conta para a realização do trabalho condigno no sector da saúde”, defendeu a palestrante.

Por sua parte, o director-geral da Clínica do Exército, Coronel Médico Tavares Cândido, encorajou os profissionais a aumentarem as suas valências técnico- profissionais, académicas e científicas de modos a enfrentarem os desafios que o futuro os reserva.

De recordar que o acto aconteceu na semana que se comemorou o dia internacional do enfermeiro (12 de Maio).

Por este facto, o Coronel Médico, Tavares Cândido,  aproveitou a ocasião  para felicitar toda classe profissional do sector da saúde .

Saiba mais
  • 25 Mar 2022
  • Comentarios
SEGUNDO COMANDANTE DO EXÉRCITO DIZ QUE ACTUALIZAÇÃ...

Luanda- O Segundo Comandante do Exército, Tenente General Serafim Kiteculo, afirmou terça-feira (22),em Luanda, que a actualização dos dados do registo eleitoral é um dever cívico de todo cidadão, em particular para os efectivos das Forças Armadas Angolanas .

O dirigente militar fez o pronunciamento em declarações à imprensa, na cerimónia oficial do início da actualização do Registo Eleitoral Oficioso, decorrido no Comando do Exército (ex RI-20), em representação do Comandante deste ramo das Forças Armadas.

O Tenente General Serafim Kiteculo, afirmou que os militares que

não actualizarem os seus dados eleitorais correm  o risco de não participarem no processo das eleições de 2022.

“ Todos os militares do Exército, e dos demais ramos das FAA, devem com brevidade actualizar o seu registo eleitoral por ser um dever cívico do cidadão”, exortou .

Por sua parte, Domingas Miguel do gabinete do Registo Eleitoral de Luanda, destacou a importância da actualização do dados por parte dos efectivos do Comando do Exército .

Após o acto formal  vários efectivos, incluindo os trabalhadores civis do Comando do Exército, afluíram ao local .

Saiba mais
  • 16 Mar 2022
  • Comentarios
KWANZA É A MOEDA QUE MAIS SE VALORIZA FACE AO DÓLA...

Luanda - A moeda nacional de Angola, o Kwanza, foi a que mais se valorizou desde o princípio do ano 2022 face ao Dólar, ganhando 20%, impulsionada pela subida dos preços do petróleo.

Essa avaliação consta de uma publicação do portal da agência de informação financeira Bloomberg. “O Kwanza recuperou face ao Dólar.

A valorização do Kwanza, segundo a fonte, está aliada, também, às melhorias reportadas pelas agências internacionais de classificação de crédito e à probabilidade de o Banco Nacional de Angola (BNA) continuar a aumentar as taxas de juros.

A Bloomberg refere ainda que o preço do petróleo, apesar do abrandamento dos últimos dias na subida dos preços, quase duplicou de valor em 2021, chegando a 139 dólares já este mês, o que representa uma valorização de 28% desde o início do ano, ainda que um barril de petróleo esteja nesta terça-feira a ser transaccionado a cerca de 100 dólares.

As exportações de Angola representam mais de 90% das receitas de exportações do país, e a economia angolana deverá crescer 2,9% este ano, depois de cinco anos de recessão económica, segundo uma previsão do analista Zahabia Gupta divulgada em 18 de Fevereiro último.

Em Julho do ano passado, o Banco Nacional de Angola aumentou a sua taxa de juros de referência para um recorde de 20% e 15,5%, para conter a inflação.

Nas últimas semanas, Angola viu a opinião de crédito ser melhorada pelas principais agências de notação financeira, no seguimento do final do programa de ajustamento financeiro de 4,5 mil milhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional, em Dezembro do ano passado.

O Kwanza também está a se recuperar de uma queda acentuada em 2019, depois que o banco central começou a permitir que a moeda fosse negociada mais livremente em relação ao Dólar.

Saiba mais
  • 23 Feb 2022
  • Comentarios
COMANDANTE DA REGIÃO MILITAR CENTRO DEFENDE PREPA...

O  Comandante da Região Militar Centro (RMC), Tenene-General, Dinis Secunda Lucama,  defendeu segunda-feira, na cidade do Huambo, a necessidade dos efectivos das Forças  Armadas Angolanas (FAA), manterem a

preparação contínua e permanente para o cumprimento cabal dos desafios, com vista a manutenção da paz e da integridade do território nacional .

Ao discursar no acto de encerramento  da reunião de balanço  anual  da Região Militar Sul que inclui as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul e Huambo sobre as actividades programadas para o ano de instrução, preparação operativa, combativa e educativo-patriótica 2021/2022, o  dirigente militar afirmou  que o actual  momento do país  está  virado  aos preparativos para a realização das eleições gerais previstas para Agosto deste ano, facto que exige dos militares, profunda reflexão sobre os desafios da defesa da Pátria angolana.

De acordo com a alta patente das FAA é importante ainda que se eleve cada vez mais os níveis de organização das tropas, com foco no cumprimento da missão primária, conforme estabelece a Constituição da República de Angola, baseada na garantia da paz, da soberania nacional e da integridade territorial.

Destacou como perspectivas para o ano de instrução 2022/2023, a melhoria das condições sociais dos militares e das suas famílias, para além da adequação, preparação e potenciação, no sentido de mantê-los altamente organizados e equipados para o asseguramento da defesa do país em casos de ameaças e riscos.

Advogou ser ainda pretensão a mobilização de meios para a continuidade dos projectos em curso, com realce para os  do sector agro-pecuário nas unidades que oferecem condições para o efeito, com vista a atenuar algumas carências que se verificam no equilíbrio da dieta alimentar da tropa, bem como a ocupação da força de trabalho de alguns efectivos que se encontram à disposição.

Para além do balanço, a reunião anual, decorrida em dois dias Quartel-general RMC, situado no bairro Santo António, nos arredores da cidade do Huambo,   serviu ainda para analisar a preparação combativa do ano de instrução 2022/2023 e os níveis atingidos do ponto de vista de prontidão e capacidade combativa, por meio de exercícios e manobras de pequenas proporções.

O ano de instrução decorre num período de dez meses e visa, entre outros aspectos, elevar a capacidade das unidades e subunidades militares, adequando-as às exigências e aos futuros desafios, para poderem reprimir potenciais agressões externas

Saiba mais
REVISTA MILITAR DO EXÉRCITO

A Revista Militar, edição número 67, acaba de sair com um número especial dedicado ao 29º aniversário das FAA, comemorado no dia 9 de Outubro de 2020. A revista, destaca: A mensagem do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA por ocasião do Aniversário das FAA | Exército reabre Escolas e Centros de Instrução Militar | Comandante do Exército confere posse aos Oficiais Coronéis.

DOWNLOAD

Eventos Recentes

Eventos Agendados

Militares em Destaques