Mensagem do Comandante

Estimados internautas e leitores sejam bem-vindos a nossa página que servirá de certeza para intercâmbio de informações sempre em prol do bem comum. continuar a ler


General João Serafim Kiteculo
COMANDANTE DO EXÉRCITO

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 27 Jan 2023
  • Comentarios
CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FAA APRESENTA NOVO COMAN...

Luanda - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas,  General de Aviação Altino Carlos José dos Santos, apresentou nesta quarta-feira (25), no Quartel General do Exército, o  novo Comandante deste ramo, General João Serafim Kiteculo, no quadro das novas funções que doravante passa a exercer.

Na ocasião, o General Altino dos Santos enalteceu os feitos do Comandante cessante General Jacque Raúl, pelo rico historial do seu passado e do contributo na defesa da soberania, da manutenção da paz e no desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas, no âmbito do cumprimento da missão da Defesa da Pátria.

O dirigente recomendou ao novo Comandante do Exército a trabalhar com base na directiva de 21 Maio de 2018, sobre a reestruturação e edificação das FAA, tendo como foco a manutenção da disciplina e rigor dos  efectivos, incluindo os trabalhadores civis no cumprimento das ordens e deveres.

Por sua parte, o General João Serafim Kiteculo prometeu dar continuidade com zelo e dedicação, o trabalho desenvolvido pelo Comandante cessante, em prol do desenvolvimento das Forças Armadas e do Exército em particular.

"As suas boas ideias continuarão a ser como postulados que irão prevalecer como ensinamentos para as gerações vindouras que poderão integrar ramo do Exército", referiu.

A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega do estandarte do Exército, das mãos do Chefe do Estado-Maior General das FAA,  General Altino dos Santos, para o novo Comandante do Exército, maior ramo das FAA, formalidade protocolar que simboliza o inicio das suas novas funções.

O Comandante do Exército das Forças Armadas Angolanas foi nomeado no pretérito dia 20 por decreto presidencial, substituindo o antigo dirigente do ramo, General Jacque Raúl.

Saiba mais
  • 14 Jan 2023
  • Comentarios
CENTRO DE LÍNGUAS DO EXÉRCITO MINISTRA CURSO DE L...

Luanda-  Efectivos dos dos três Ramos das Forças Armadas Angolanas, (Exército , Força Aérea e Marinha de Guerra ) estão inscritos no oitavo curso de língua inglesa , acção  formativa que terá a duração de  10 meses .

O curso  a ser ministrado no centro de línguas estrangeiras do Exército contará com a participação de 35 efectivos entre os quais , oficiais superiores, capitãs e oficias subalternos, incluindo também do Estado Maior General das FAA.

A cerimónia de abertura  da acção  formativa teve lugar sexta-feira (13 ), sob orientação do Comandante Adjunto Para a Educação Patriótica, Tenente General José Maria Marques, em representação do Comandante do Ramo.

Na ocasião, o dirigente exortou aos participantes  a engajarem-se nas aulas, de modos a obterem o máximo aproveitamento  na formação.

“É nosso entender que a capacidade de comunicação em língua estrangeira, constitui para os cidadãos e organizações uma condição indispensável”, referiu .

Testemunharam a cerimónia o Chefe da Direcção de Instrução e Ensino, Conselheiro do Comandante do Exército, para a preparação Combativa, o Director do CLE/EXE e oficiais a distintos níveis, da Direcção de Instrução e Ensino/EXE.

Saiba mais
  • 29 Dec 2022
  • Comentarios
COMANDANTE DA RMC DESTACA EXEMPLO DE PRONTIDÃO DA...

Huambo – O comandante da Região Militar Centro (RMC), tenente-general Dinis Segunda Lucama, destacou o contributo e o exemplo de prontidão da tropa na superação dos obstáculos, principalmente, no auxílio das acções de combate à Covid-19.

O responsável desta zona castrense, que abrange as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul e Huambo (quartel-general) falava após receber cumprimentos de fim de ano dos oficias generais, superiores, capitães, subalternos, praças e trabalhadores civis.

O tenente-general Dinis Segunda Lucama disse que, apesar das dificuldades económico-financeiras, agravadas pela pandemia da Covid-19, o efectivo da Região Militar Centro conseguiu suplantá-las com determinação, coragem e elevada deontologia, focada na promoção da unidade nacional.

Declarou que o “inestimável contributo e exemplo do efectivo” permitiram catapultar esta zona militar para a senda do desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

Referiu que os militares souberam colocar, no momento certo, as próprias diferenças, convergindo num ideal comum de irmandade e do respeito recíproco, facto que constitui, por si só, um exemplo digno de particular referência.

O tenente-general reconheceu terem sido dado passos importantes na implementação do programa de reedificação dentro da nova filosofia de organização castrense, com resultados bastantes satisfatórios rumo a um futuro promissor.

Disse que o Comando da Região Militar Centro prestou, este ano, uma especial atenção ao efectivo, desde a educação castrense, patriótica, jurídica, cívica, moral e sanitária, assim como na criação de condições mínimas de vida e de aquartelamento.

O responsável militar sublinhou que estes factores constituem os fundamentos indispensáveis à formação do sentimento do amor à Pátria, do espírito de unidade e reconciliação nacionais, bem como da vontade inquebrantável de sempre servir Angola.

Disse que as acções realizadas constituem, sem sombra de dúvidas, o resultado pragmático da participação consciente e responsável de todos os oficiais, sargentos, praças e trabalhadores civis da Região Militar Centro, que consentiram enormes sacrifícios em prol do bom nome da instituição castrense.

Novos desafios

O oficial general destacou como perspectivas, o desenvolvimento de iniciativas que possam garantir a elevação do nível de qualidade de vida do efectivo, desde o melhoramento da dieta alimentar, do aquartelamento, das condições de trabalho, da concessão de licenças disciplinares e da correspondência com os familiares.

Com estas acções preconizadas, acrescentou, cimentar-se-á, cada vez mais, a confiança e a aproximação, entre os diversos escalões no cumprimento do dever militar.

Apontou que o Exército tem vindo a consolidar as estruturas dentro dos marcos definidos pela Constituição da República e pela Lei, como um dos ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA) que congrega cidadãos de todas as origens etnolinguísticas, culturais e sociais, constituindo-se num autêntico viveiro de unidade e reconciliação nacionais.

Reafirmou que os militares, enquanto a reserva moral da sociedade, devem ser sempre resilientes e altruístas na resolução dos problemas, tal como incumbido pelo Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das FAA, João Lourenço.

Encorajou a tropa a manter a firmeza, a unidade e a coesão de sempre, para que, tal como no passado, a Região Militar Centro possa estar a altura de dar cumprimento integral a todas as tarefas e missões superiormente definidas.

Saiba mais
  • 16 Nov 2022
  • Comentarios
REGIÃO MILITAR NORTE ACOLHEU TREINO DE COMANDO E E...

Bengo - A Região Militar Norte, realizou nos dias 7 e 10 de Novembro na província do Bengo, localidade do Vale do Loge, um treino de Comando e Estado Maior na carta.

O Treino na Carta do maior  Ramo das FAA, teve como objectivo alavancar o grau de prontidão combativa, educativo e patriótica dos efectivos daquela Região Militar.

Na ocasião, o Segundo Comandante do Ramo, Tenente General João Serafim Kiteculo, que dirigiu a actividade, reconheceu os avanços significativos na aplicação da nova modalidade de interpretação da carta, tendo prometido melhorias nos próximos  exercícios.

Testemunharam o acto membros do Comando do Exército e os distintos representantes dos Ramos que compõem as Forças Armadas Angolanas, nomeadamente Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra .

Saiba mais
REVISTA MILITAR DO EXÉRCITO

A Revista Militar, edição número 67, acaba de sair com um número especial dedicado ao 29º aniversário das FAA, comemorado no dia 9 de Outubro de 2020. A revista, destaca: A mensagem do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA por ocasião do Aniversário das FAA | Exército reabre Escolas e Centros de Instrução Militar | Comandante do Exército confere posse aos Oficiais Coronéis.

DOWNLOAD

Eventos Recentes

Eventos Agendados

Militares em Destaques