DESPORTO

O Programa das actividades desportivas desenvolvido pelas Forças Armadas Angolanas, integra os efectivos do Estado Maior General, dos Ramos das FAA e das Unidades de Subordinação Central e tem como objectivo geral promover a competitividade e integração social dos militares.


FINALIDADE

Proporcionar aos militares a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a preparação física e desporto militar, no seio das FAA, SADC, PALOP e do CISM e dar a conhecer os diferentes sistemas de treino e organização com base nas actividades desportivas nacionais e internacionais.


A prática de actividades desportivas no seio dos militares das Forças Armadas Angolanas, visa elevar a aptidão  física, o espirito desportivo as qualidades humanas. Camaradagem e a solidariedade, entre outras virtudes necessárias  para  as FAA se firmarem cada vez mais como Unidade Nacional. 


“ Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo. Aquele que tem ambos, tem muito pouco mais a desejar; e aquele que deseja ambos, será um pouco melhor em tudo”

(JOHN A. LOCKE)


CONCEITOS GERAIS (Conceitos de Aptidão Física)

A aptidão física geral militar é entendida como a resultante da interacção de qualidades física e psicológica, social e cultural as quais concorrentes com os aspectos técnicos e tácticos, definem no seu conjunto a aptidão para o combate. 

Daí que a aptidão física para o Militar signifique um conjunto de qualidades físicas, psicológicas, sociais e culturais que assentam na prática permanente do exercício físico e influentes na estruturação do seu comportamento motor se consideram indispensáveis ao desempenho das diferentes missões que lhe possam ser confiadas.


CONCEITO DE PREPARAÇÃO FISICA E DESPORTO

A noção de Preparação Física Militar tem sido frequentemente entendida como o conjunto das actividades físicas praticadas no seio das Forças Armadas, as quais associadas na Instrução Técnica e Táctica, visam a preparação para o combate. No entanto, ela não deve assumir somente, esse aspecto, mas constituir um instrumento quer para o cidadão confiado temporariamente as FAA, como aos seus quadros permanentes, elemento fundamental do processo de formação.


Assim definimos como Preparação Física Militar, o conjunto de actividades inseridas no sistema de instrução das FAA, que visa contribuir para a preparação física, psíquica, social e cultural os militares, perspectivando a formação global do homem e concorrendo para o fortalecimento da moral, e torna-los aptos para o desempenho das missões que lhes forem confiados. 

OBJECTIVOS DA PREPARAÇÃO FÍSICA E DESPORTO NAS FAA

  •  Conferir aos militares a aptidão física necessária para o cumprimento das diversas missões que lhes forem atribuídas;
  •  Contribuir para o desenvolvimento do espirito de equipa e do valor moral dos militares;
  •  Promover a valorização contínua da cultura física dos militares e a formação dos seus quadros;
  •  Promover e incentivar a ocupação dos tempos livres através da prática de actividades físicas, designadamente do desporto de recreação e de competição, como forma de aperfeiçoamento da aptidão física;

  •  Prova de Aptidão Física (PAF), conjunto das actividades que têm por objectivo conferir aptidão física aos militares que, por várias razões, tenham perdido (facto comprovado através da PAF). A decisão as acções a tomar exige a colaboração estreita entre o oficial técnico de preparação física e o Médico.