Mensagem do Comandante

Seja bem-vindo ao Portal da Marinha de Guerra Angolana. Uma janela que permite ter o primeiro contacto com a nossa instituição, de forma digital. continuar a ler


General Jorge Manuel dos Santos
COMANDANTE DA MARINHA DE GUERRA ANGOLANA

Últimas Notícias

Veja abaixo

  • 24 Dec 2021
  • Comentarios
CARTOGRAFIA NAVAL REUNE MARINHEIROS NA BASE NAVAL...

As Ciências do Mar alinhadas com a Missão da Marinha foram tema de uma palestra proferida pelo Director-Geral do Instituto Hidrográfico de Portugal, Contra-almirante Carlos Manuel Soares, no Centro de Conferências Comandante Orlog da Marinha de Guerra Angolana, no passado dia 8 de Dezembro, em Luanda.

O  evento reuniu marinheiros na Base Naval de Luanda com a finalidade de aumentar o nível de conhecimento dos efectivos, tendo o palestrante alertado que o país precisa cooperar com aqueles que têm mais domínio sobre as ciências do mar.

“É isso que estamos a fazer agora com os acordos de desenvolvimento que já temos. Angola tem grande potencial de recursos humanos, precisamos apenas neste momento arranjar modos de cooperação entre o Instituto de Hidrografia de Portugal e a Marinha de Guerra Angolana, referiu.

O Contra-almirante Carlos Manuel Soares explicou que a palestra teve como objectivo mostrar as preocupações que se devem ter com a Hidrografia, e que necessidade a Hidrografia tem para o normal funcionamento da Marinha de Guerra Angolana.

Mostramos como ela pode ser útil para toda sociedade em termos de desenvolvimento das ciências do mar, e como podem ser úteis para o cidadão que desenvolve a sua actividade social, frisou.

Por outro lado, Comandante Adjunto da Marinha de Guerra Angolana para Educação Patriótica, Vice-almirante Víctor Fernando Alberto, disse que a palestra revestiu-se de grande importância e simboliza o reforço da cooperação entre as duas Marinhas. 

No final, o Vice-almirante agradeceu o empenho de todos e também pela disponibilidade  dos meios técnicos que servirão para a Escola de Especialista Navais.

Neste momento de reequipamento e apetrechamento do Ramo, a Marinha sempre contou com a prestimosa ajuda da Marinha de Guerra Portuguesa na formação de quadros, com o auxílio dos seus consultores portugueses em Angola”, enalteceu.

Saiba mais
  • 23 Dec 2021
  • Comentarios
INSTITUTO SUPERIOR DA MARINHA ENCERRA MAIS UM CURS...

14 Oficiais Subalternos do Quadro Permanente participaram no VII Curso de Actualização em Matérias Navais, que decorreu de 21 de Setembro a 09 de Dezembro de 2021, em Luanda, no Instituto Superior da Marinha de Guerra Angolana (ISMA).

O acto foi presidido pelo 2º Comandante da Marinha de Guerra Angolana, Vice-almirante Valentim Alberto António.

Na ocasião, o 2º Comandante da Marinha de Guerra Angolana, disse que o curso alcançou os resultados de aproveitamento académico dos auditores desejados. “Como se tem dito que o néctar da vitória toma-se na taça do sacrifício.

Assim, exortamos e encorajamos os camaradas Oficiais a prosseguirem na devoção e no sacrifício, abdicando por vezes dos prazeres da vida”, encorajou.

O Comandante do Instituto da Marinha de Guerra Angolana, Vice-almirante Jorge Fortes Gabriel, realçou os apoios e informou que as instalações do ISMA não permitem que os docentes possam preparar as aulas e receber orientações metodológicas para além do material bibliográfico acomodado em local impróprio.

O responsável, referiu que o instituto enfrenta algumas dificuldades, desde infraestruturas, falta de docentes, biblioteca, acervo bibliográfico, entre outros.

Saiba mais
  • 21 Dec 2021
  • Comentarios
MARINHA DE GUERRA NO SIMPÓSIO MARÍTIMO DA ZONA DE...

Marinha de Guerra Angolana participou recentemente no 1º Simpósio Marítimo da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul “ZOPACAS” promovido pela Marinha do Brasil, em formato virtual, em Outubro último. O Ramo fez-se representar pelo 2º Comandante da MGA, Vice-Almirante Valentim Alberto António, que integrou também o paínel de palestrantes da ZOPACAS.

O simpósio teve como objectivo fomentar a cooperação marítima dos países da região do Atlântico Sul em relação à solução de problemas comuns e a criação de oportunidades e iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento regional. Além de Angola a ZOPACAS contou igualmente com palestrantes da África do Sul, Argentina, Brasil Namíbia e Nigéria a 27 de Outubro do ano em curso.

Pela participação do Ramo no evento, o adido de Defesa da República Federativa do Brasil, Coronel Fábio Dockhorn, entregou no dia 14 de Dezembro de 2021, no Comando da Marinha de Guerra Angolana, em Luanda, o respectivo certificado de participação. 

Segundo o Coronel Fábio Dockhorn, o evento contou com a presença de vários palestrantes de diferentes países. “De facto foi muito positiva a contribuição da Marinha Angolana representada pelo seu 2º Comandante, Vice-Almirante Valentim Alberto António, que trouxe vários comentários acerca da ZOPACAS”.

Saiba mais
  • 10 Dec 2021
  • Comentarios
QUÍMICA DO FOGO ABORDADA NA ESCOLA DE ESPECIALIST...

Os efectivos da Escola de especialistas Navais  da Marinha de Guerra Angolana (MGA), participaram recentemente, na Catumbela, província de Benguela, numa acção formativa, ligada a Química do Fogo.


O curso a distância, foi ministrado  por  formadores da Escola de Tecnologias Navais, sob égide do  Departamento de Limitação de Avarias, da Marinha de Guerra Portuguesa, enquadrada na Luta pela  vitalidade, durante a formação foram ministradas matérias  de interesse aos Especialistas da Escola, no âmbito da edificação de um Centro de Treinamento em Luta pela Vitalidade.


O curso  capacitou  os especialistas da MGA, na área do combate e prevenção de incêndios, por forma a garantir a prontidão  de conhecimentos teórico-práticos e organização, para dar resposta a situações adversas de avarias ou sinistros, que eventualmente poderão ocorrer em unidades navais da MGA.


A Escola de Especialistas Navais é parte integrante do Sistema de Formação da MGA . 

Neste estabelecimento de ensino é notório a evolução e crescimento no domínio da formação militar de artes e ofícios, valores morais  e virtudes, contando com assessoria portuguesa, desde 2007.

A formação a distância , em consequência da pandemia COVID-19 que assola o mundo, tem permitido contribuir para o aumento da proficiência e capacitação dos especialistas da MGA sem  muitos encargos financeiros.


O desenvolvimento destas acções de formação à distância e a sua continuidade, poderão ser alargadas a outros domínios do conhecimento e áreas de formação técnico-profissional, sem comprometer a necessidade e a mais-valia da formação presencial em determinadas áreas e temas.

Saiba mais
REVISTA MARINHA

A Revista Militar, órgão do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, acaba de sair com um número especial dedicado ao 20º aniversário das FAA, comemorado no dia 9. A revista, ausente das bancas há vários meses, tem uma entrevista ao general Sousa e Santos “Disciplina”, chefe adjunto do Estado-Maior General para a Educação Patriótica.

Eventos Recentes

Militares em Destaques