NOTÍCIA
  • 01 Jun 2021

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE MUDANÇAS NOS ÓRGÃOS DE DEFESA E SEGURANÇA

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse nesta terça-feira, em Luanda, ao novo Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, a quem exigiu “mudanças radicais" no cadastramento dos efectivos de todos os Órgãos de Defesa e Segurança Nacional.

 

João Lourenço, também Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, falava na cerimónia de empossamento de novos membros do Executivo, da embaixada de Angola na Federação Russa e do Chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar, General João Pereira Massano.

 

Na sua intervenção, o Chefe de Estado, recomendou ao Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, "coragem e vontade de mudar radicalmente a metodologia de controlo dos efectivos dos Órgãos de Segurança"  no país.

 

“Tal como no quartel, na parada, quando se chama pelo soldado, o soldado responde presente. Uma das suas missões é chamar pelos efectivos para que todos respondam presente",  sublinhou.

 

Na ocasião recordou que todos aqueles que recebem salários do Estado devem, necessariamente, estar presentes, salientando que a “não  acontecer isso, podemos concluir, imediatamente, que estamos perante um efectivo fantasma".

 

De acordo com o Presidente da República, uma das tarefas do novo Chefe da Casa de Segurança será "limpar todo o efectivo fantasma" que existe nos Órgãos de Defesa e Segurança.

 

O Presidente da República sublinhou que os últimos acontecimentos ocorridos em Luanda demonstram a saída de dinheiros públicos nos bancos, de forma fraudulenta, que estão a engordar o "caranguejo", numa alusão à operação de investigação que possibilitou a apreensão de milhões de dólares e kwanzas, assim como milhares de euros, imóveis, viaturas e outros bens.

 

No âmbito da “Operação Caranguejo”, cujas investigações estão em curso, foi detido o Major das Forças Armadas Angolanas (FAA), Pedro Lussati,. Por outro lado vários Oficiais Generais, com cargos de alta responsabilidade na Casa de Segurança do Presidente da República, foram recentemente exonerados.

 

Neste sentido, o Titular do Poder Executivo defendeu a necessidade de se por fim a tais práticas nocivas, contando também com a colaboração de toda sociedade.

 

Foram igualmente empossados, Paulo Dinis Luvambano, no cargo de Vice-Governador de Cabinda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Angelino Mungila Kissonde, como Vice-Governador de Malanje para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas e Augusto da Silva Cunha no cargo de embaixador de Angola na Federação Russa.