NOTÍCIA
  • 15 Sep 2023

ANGOLA PARTICIPA NO 12º CONGRESSO DE MÉDICOS MILITARES NO EGIPTO

Luanda - Angola participa, desde esta quinta-feira, dia 14, na cidade do Cairo, Egipto, no 12º Congresso Regional Pan-Africano de Médicos Militares que está abordar, em sessões científicas, entre outros temas, a actuação em cenários de assistência por especialidades e a gestão da saúde ambiental, preventiva e veterinária.

De acordo como uma nota de imprensa da Embaixada de Angola no Egipto, o encontro, com duração de três dias, vai também oferecer treinamento para tratamento de trauma de campo, mediante partilha de experiências e expectativas, durante palestras, discussões e seminários, numa organização do Comité Internacional de Medicina Militar.

Os médicos militares, refere. vão partilhar experiências sobre as lições saídas da pandemia da Covid-19, e as modalidades e serviços em Hospitais Militares Terciários, gestão de desastres, trauma e cirurgia de campo.

Trauma e lesões por explosão de minas, manuseamento de queimaduras - usos e perspectivas actuais -, capacitação contra bioameaças - A Força-Tarefa Tunisina contra Bioameaças e Unidades de Descontaminação, efeitos de incidentes de radiação na saúde, a exposição aguda às micro-ondas, vão ser abordadas na reunião.

Esclarece que  o programa reserva também pesquisa científica farmacêutica, desenvolvimento de instalações de enfermagem educacional militar, saúde e epidemiologia, imunizações e quimioprofilaxia para prevenção de doenças infecciosas.

Em análise irá igualmente o impacto de doenças diarreicas em instalações militares, desenvolvimento de teste imunocromatográfico de fluxo lateral para detecção rápida de "Clostridium perfringens" α Toxinas e amostras clínicas, a segurança alimentar, fortalecimento da prestação de serviços para pessoas com deficiência, a cooperação civil-militar e evacuação médica de civis.

O fórum vai igualmente tomar contacto com a Iniciativa do Presidente da República Árabe do Egipto para combater as causas da cegueira, as qualidades para trabalhar como uma Força de Manutenção de Paz da ONU, a participação de mulheres nas forças de manutenção da paz e uma palestra sobre a estratégia para enfrentar a Covid-19 - as mudanças na incidência de doenças infecciosas na China durante a referida pandemia e suas variantes importadas.

Angola está representada pelos especialistas André Maria Chimuco e Fernando Kuatoco, do Serviço de Saúde Militar.