NOTÍCIA
  • 22 May 2021

HOMENAGEADOS MILITARES QUE ABRILHANTARAM O PROGRAMA LIVE NO KUBICO

O Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas homenageou esta terça-feira, 18, os militares que participaram com êxito no programa “Live no Kubico”, da Televisão Pública de Angola.

Na ocasião, o Chefe do Estado Maior General Adjunto para Educação Patriótica, General João Santana Lungo, em representação do Chefe do Estado Maior das FAA, reconheceu o impacto do programa no seio da Tropa e na Sociedade Civil, numa altura em que o país enfrenta um inimigo invisível mas altamente perigoso: Covid-19.

O General mostrou-se particularmente satisfeito com a organização do programa, na medida em que a sequência das canções fez reviver momentos de batalhas e glórias. “A união dos povos é manifestada através da cultura e das artes, e nas Forças Armadas foi notória esta premissa”, assinalou.

Angola viveu um dos períodos de guerra fratricida mais longos da História da humanidade. Durante esse período, da guerra a música foi um importante elemento de mobilização para a luta, mas também de passagem de valores patrióticos que permitiu estabelecer uma sociedade coesa e disposta a enfrentar e vencer todos os desafios, seja na saúde, na economia ou no desporto.

Muitas das canções ajudaram a levantar o moral das tropas ou simplesmente eram entoadas em diferentes momentos da vida militar, incluindo na frente de combate. Ao Jacinto Tchipa, Acácio, Sabino Henda, Flay, Mig, Man Sembila, Mito Gaspar e Moniz de Almeida no programa Live no Kubico da TPA, foi como se de repente voltássemos àquele tempo, mas já sem guerra, declara o tenente Casemiro, visivelmente emocionado.

O principal objectivo do Live dedicado às FAA, foi o de realçar a educação patriótica, daí a presença de militares e ex-militares do tempo da canção política e do envolvimento do exército na mobilização, através da música, poesia, teatro e outras manifestações artísticas.

Coordenada pela Direcção Principal de Educação Patriótica das FAA, a sua brigada artística abriu com solenidade com "Angola Avante”, seguido da marcha fúnebre e um jogral teatral. Na fase inicial houve poesia com Faísca declamando o Educador, assim como a presença das Onças da Paz.

Alguns temas que estiveram em evidência na fase do conflito armado como  "Paz”, cantada por Mig, e "Cartinha de Saudade”, de Jacinto Tchipa. O "Live no Kubico” é um projecto da TPA e Platinaline que aposta na diversidade musical e tem levado ao palco os principais nomes da música angolana, que tem conquistado as tardes de domingo das famílias angolanas.