NOTÍCIA
  • 21 Jul 2023

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NO VALE DO CUNENE REGISTA AVANÇOS

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, foi informado  nesta quinta-feira, dia 20, pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael de Mello Vidal, sobre os avanços do Programa de Cooperação Regional para o Desenvolvimento da Agricultura no Vale do Cunene.

Em declarações à imprensa, após ser recebido, em audiência, pelo Chefe de Estado angolano, o diplomata explicou que o projecto, uma parceria com o governo brasileiro, visa diversificar a base produtiva agrícola em Angola.

O programa, explicou Rafael de Mello Vidal, responde a um pedido do Presidente João Lourenço de trabalhar em conjunto com o Governo do Brasil, no sentido de desenvolver a agricultura naquela região Sul de Angola.

O diplomata brasileiro fez saber que o referido projecto para o desenvolvimento agrícola do Vale do Cunene envolve a transferência de conhecimento, políticas públicas e atracção de investimentos.

O projecto “visa também a inclusão da agricultura familiar naquela região”,  notou o embaixador, acrescentando que a iniciativa está a ser correspondida pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva, no quadro das prioridades do seu governo no domínio da agricultura e segurança alimentar.

O embaixador considerou fundamental a participação do Brasil neste projecto. “Vivemos desafios semelhantes aos que o Presidente João Lourenço deseja na sua gestão, que é o desenvolvimento da agricultura e a diversificação da base produtiva”,  exprimiu.

A título de exemplo, Rafael de Mello Vidal explicou que o Brasil fez a mesma “revolução” no Vale do São Francisco, hoje gerida por uma empresa brasileira.

“No Vale de São Francisco o governo transformou o semi-árido, numa região virgem que actualmente, não só inclui a agricultura familiar, como também atende a produção nacional e a exportação”, sublinhou o diplomata.

Afirmou que a ideia é replicar o extenso Vale do Cunene com os canais de irrigação concluídos e ampliados. Um modelo que foi executado com êxito no Brasil. 

Sobre o programa de desenvolvimento do Vale do Cunene

O Programa de Cooperação Regional para o Desenvolvimento da Agricultura no Vale do Cunene tem como beneficiários directos os residentes na província, bem como a busca de melhor oferta de recursos hídricos.

O referido programa, inédito em Angola, tem em vista o desenvolvimento de toda a região do Vale do Rio Cunene, localizado na fronteira com a República da Namíbia, fortemente atingida pela seca ao longo dos últimos anos.