NOTÍCIA
  • 30 May 2023

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO FELICITA HOMÓLOGO DA TURQUIA

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, enviou segunda-feira, dia 29 de Maio, uma mensagem a Recep Tayyip Erdogan, pela sua vitória eleitoral para mais um mandato à frente dos destinos da República da Turquia

“Estou convencido que a Sua reeleição é a reafirmação da confiança que o Povo turco deposita em Si, por acreditar no profundo alcance das políticas que Vossa Excelência vem realizando com êxitos visíveis, direccionadas para a construção e consolidação de uma nação turca próspera e desenvolvida", escreveu o Chefe de Estado angolano na sua missiva.

O Presidente João Lourenço exprimiu, por último, o desejo de ver os dois governos empenhados no contínuo aprofundamento das relações bilaterais durante o próximo mandato do Presidente Erdogan.

Cooperação bilateral

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos sectores das Pescas, Educação, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.   

A Turquia exporta para Angola trigo, máquinas, electrodomésticos, material hospitalar e de saúde, entre outros. Em sentido inverso há o envio de madeira, sucata ferrosa e alumínio.  

As relações político-diplomáticas foram reforçadas em 2008, com a cooperação bilateral, ano em que foi assinado, em Ankara (Turquia), o Acordo de Cooperação Comercial, Económica e Técnica. 

Além de outros instrumentos, os dois Estados têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica.