NOTÍCIA
  • 29 May 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA JÁ REGRESSOU AO PAÍS

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou hoje, domingo, dia 28 de Maio , a Luanda, depois de ter cumprido uma visita de Estado de dois dias à Itália.

 

À chegada, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas-vindas da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e de membros do Executivo.

 

A visita do Estadista angolano na capital italiana, Roma ,  foi marcada por momentos de notável cordialidade e um sinal nítido da vontade de se alargar a cooperação bilateral, que soma já mais de 47 anos de percurso entre os dois países .

 

 Além de vários instrumentos jurídicos de cooperação assinados, a primeira visita de Estado do Presidente angolano à Itália ficou marcada igualmente pela condecoração que mereceu João Lourenço com a Ordem do Mérito da República Italiana.

 

Angola é o terceiro parceiro comercial da África subsahariana da Itália, depois da África do Sul e da Nigéria. 

O Governo italiano considera Angola um país prioritário para a sua estratégia de cooperação na África Subsahariana desde 1989. 

 

Os dois países formalizaram as relações diplomáticas e de cooperação a 4 de Junho de 1976 e no dia 3 Agosto de 1977 assinaram o Acordo de Cooperação Técnica,  bem como o Memorando de Intenções através do qual foi criada a Comissão Mista. 

 

Angola e Itália assinaram o primeiro instrumento jurídico, denominado Acordo relativo aos Transportes Aéreos, a 10 de Abril de 1976.