NOTÍCIA
  • 28 May 2023

PROGRAMA DE EXECUÇÃO DE PROJECTOS SOCIAIS EM MENONGUE VALORIZADO PELOS ADIDOS MILITARES ACREDITADOS NO PAÍS

Menongue - Os adidos militares do Brasil, Portugal, Itália, Congo, Zimbabwé e África do Sul, acreditados em Angola, enalteceram o grau de execução de novos equipamentos sociais em Menongue, no âmbito da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e outras de cooperação internacional.   

 

Em declarações à imprensa, o presidente da Associação dos Adidos Militares Acreditados em Angola, coronel brasileiro Helton Andrade, afirmou que foi possível aferir a grande atenção que o governo tem dado à população local, com a construção de infra-estruturas sociais para evitar que se desloque para outras localidades do país.

 

"Consideramos que as Forças Armadas Angolanas (FAA), através do Comando da 5 Divisão da Região Militar Sul, tem participado no processo de desminagem, por meio de equipa da engenharia militar, permitindo que as famílias camponesas apostem na agricultura e o governo execute acções sociais", ressaltou.

 

De acordo com o oficial, através da cooperação entre o Brasil e Angola, se pode trocar experiências na transposição de rios, na época seca, como o que está a ocorrer no Cunene, cuja empresa é a SinoHidro, chinesa, para acudir a calamidade natural, com vista ao fomento da agricultura.

 

Os adidos, que terminaram esta sexta-feira, a sua visita de dois dias ao Cuando Cubango, mantiveram um encontro de cortesia com o administrador municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, que informou aos membros da delegação da execução em curso de 11 projectos do PIIM, dos 12 aprovados, um dos quais já concluído, concretamente do centro médico na Comuna do Caiundo.

 

Igualmente da execução, neste ano económico, de oito eixos de projectos sociais, dos 10 inicialmente aprovados, no âmbito da melhoria das condições sociais básicas para a população do município, estimada em 404 mil 104 habitantes.

 

O administrador considerou a visita dos adidos produtiva, porquanto foi possível esclarecer os processos em cursos para a melhoria da vida das populações, desde as camponesas, através de apoios em inputs agrícolas, criação de iniciativas aos jovens para o empreendedorismo, bem como da desminagem para a agricultura, sendo que nesta última área os adidos manifestaram interesse para a troca de experiências.  

 

Os adidos militares, acompanhados pelo administrador de Menongue, constataram as obras em curso da centralidade do Tucuve, com 14 edifícios para 112 apartamentos com lojas e serviços sociais, numa primeira fase, cujas obras, a cargo da empresa nacional Grinner, podem terminaram no primeiro semestre de 2024.

 

A comitiva dos adidos inteiraram-se do estado do funcionamento do Comando da 5 Divisão das Forças Armadas Angolanas, onde receberam, do segundo comandante brigadeiro Lucas Francisco, da prontidão combativa das tropas, do seu engajamento no processo de desminagem e na sua participação em tarefas sociais estatais, com destaque para a transportação de bens diversos para o interior da província, em casos de calamidades naturais.

 

A circulação de pessoas e bens através dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes, ligando Menongue/Natália(Huíla) a Namibe, com seis comboios semanais para a transportação de 1.200 passageiros, a de mercadorias diversas, mereceu a constatação “in loco” dos adidos, a par do centro de larvicultura do Missombo.