NOTÍCIA
  • 24 May 2023

PR CHEGOU A ROMA PARA VISITA DE ESTADO DE DOIS DIAS

Roma-  O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou ao fim da tarde de terça-feira, dia 23, a Roma, capital da Itália, para uma visita de Estado de dois dias, a convite das autoridades deste país europeu.

A visita de Estado inicia quarta-feira (24). O Presidente João Lourenço tem previsto, para o período da manhã, um encontro no Palácio do Quirinale com o homólogo da Itália, Sergio Mattarella.

De acordo com a agenda de trabalho, no início da tarde, o Estadista angolano e a delegação que o acompanha participam de um almoço oferecido pelo presidente do Conselho de Ministros, Giorgia Meloni.

A meio da tarde, por volta das 16h00, João Lourenço deverá depositar uma coroa de flores no "Altar da Pátria", monumento do soldado desconhecido, ao que se seguirá a um encontro com o líder do Senado, Ignacio La Russa.

No princípio da noite, o Estadista angolano vai à camara dos deputados onde será recebido pelo presidente do Parlamento, Lorenzo Fontana.

Já para quinta-feira, último dia da visita, o Chefe de Estado  angolano tem em agenda uma deslocação à Camara de Roma, onde deverá assinar o livro de honra da instituição.

No mesmo dia está previsto a participação de João  Lourenço na abertura do fórum de negócios com empresários angolanos e italianos.

A visita de Estado à República Italiana insere-se no quadro da diplomacia económica com o qual o país vem atraindo mais investimentos externos, sendo que a Itália se encaixa como prioridade.

O Chefe de Estado angolano materializa assim o convite formulado pelo Presidente Sergio Mattarella, que esteve em Angola em visita oficial, em Fevereiro de 2019, para o reforço da cooperação bilateral.

Por ocasião daquela visita, as partes assinaram em Luanda um memorando de entendimento entre o Ministério das Finanças angolano e a Cassa Depositi e Pretiti.

Angola e Itália também compartilham interesses no sector petrolífero, com a petrlífera ENI desempenhando um papel significativo na economia nacional angolana.