NOTÍCIA
  • 21 May 2023

MAIOR BARRAGEM DE ANGOLA

PR reitera conclusão de Caculo Cabaça em 2026

Cuanza Norte - O Presidente da República, João Lourenço, reiterou que a conclusão do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, o terceiro maior de África e o maior de Angola deverá acontecer dentro de três anos, concretamente em Outubro de 2026.

O Chefe de Estado, que visitou este sábado, 20 de Maio, a infra-estrutura localizada no Cuanza Norte, garantiu o esforço do Executivo para impedir a paralisação das obras.

No local, João Lourenço descerrou a placa e acionou o botão que marca a conclusão das obras do desvio provisório do Rio Kwanza.

O Presidente da República fez menção que o projecto tem financiamento garantido, mas o cumprimento do cronograma de execução estará dependente do desembolso por parte dos financiadores. 

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, sob tutela do Ministério da Energia e Água, enquadra-se no programa de reforço da capacidade de produção de energia eléctrica em Angola.

A infra- estrutura vai produzir, em média, 8.566 gigawatts de energia eléctrica, por ano, permitindo uma economia anual de 2.850.000 toneladas de carvão e, consequentemente, uma redução de emissões de dióxido de carbono na ordem de nove milhões de toneladas.

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, situado no terceiro dos sete escalões previstos no Rio Kwanza, está a ser construído entre o Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, e a secção correspondente ao futuro Aproveitamento Hidroeléctrico de Zenzo.

A área da bacia hidrográfica na secção da barragem de Caculo Cabaça é de 112.663 quilómetros quadrados e o caudal médio anual é de 591 metros cúbicos por segundo. A albufeira, com nível pleno de armazenamento à quota 630 metros, tem capacidade de 436 hectómetros cúbicos.