NOTÍCIA
  • 07 May 2023

JOÃO LOURENÇO FALA COM ABDEL AL-BURHAN E DEFENDE CESSAR-FOGO NO SUDÃO

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, falou, quinta-feira (dia 4), ao telefone, com o Presidente do Conselho Soberano do Sudão, General Abdel Fatah Al-Burhan, para abordar a situação prevalecente neste país.

 

Segundo uma nota publicada na página da Presidência da República na rede social Facebook,João Lourenço exprimiu a solidariedade de Angola para com o povo sudanês e lamentou as consequências do conflito.

 

O referido conflito tem como saldo milhares de vidas humanas perdidas, a destruição em larga escala de infra-estruturas, assim como milhares de deslocados internos e refugiados. 

 

O Chefe de Estado encorajou as partes desavindas a avançarem para um cessar-fogo, defendendo o diálogo como única via para a resolução de conflitos.

 

No mesmo telefonema, o líder angolano saudou a iniciativa do Presidente Salva Kiir, do Sudão do Sul, visando o diálogo entre o General Abdel Fattah Al-Burhan e o General Mohamed Hamdani   Dagalo,  que até ao eclodir do conflito assumia as funções de Vice-Presidente do Conselho Soberano.