NOTÍCIA
  • 01 May 2023

EUA DISPONIBILIZAM USD 5 MILHÕES PARA FORMAÇÃO EM INGLÊS DE EFECTIVOS DAS FAA

Luanda – Cinco milhões de dólares serão empregues, nos próximos cinco anos, pelos Estados Unidos da América, para expandir e fortalecer a formação em língua inglesa de militares das Forças Armadas Angolanas, no quadro da cooperação bilateral.

Neste contexto, foi rubricado, no passado dia 28 de Abril, em Luanda, um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e a Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, ao abrigo do Programa de Língua Inglesa das FAA.

O apoio dos EUA ocorre através do  financiamento da Iniciativa Internacional para a Educação e Formação Militar (IMET, sigla em Inglês), visando apoiar o Programa de Língua Inglesa nas FAA, sendo que, desde 2004, este mecanismo permitiu a formação de 31 instrutores de inglês neste país.

Foi neste contexto que, através da aprovação do Congresso dos Estados Unidos da América, a Embaixada em Angola recebeu mais cinco milhões de dólares.

O novo financiamento visa treinar mais instrutores de Inglês, fortalecer o currículo neste domínio e os aspectos de gestão do programa, bem como fornecer materiais e laboratórios de formação para locais identificados nos próximos três cinco anos.

A implementação e condução diária do referido projecto estará a cargo do Gabinete de Cooperação em Segurança (EUA) e a Direcção Nacional de Política de Defesa (Angola).