NOTÍCIA
  • 28 Apr 2023

PGR DIZ QUE CASOS MEDIÁTICOS CONTINUAM EM FASE DE INSTRUÇÃO

Luanda - O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Gróz, reafirmou  quinta-feira (27), em Luanda, que os processos criminais, envolvendo cidadãos nacionais nos casos mediáticos de corrupção, continuam em fase de instrução preparatória.

Nos últimos anos, no quadro das acções de combate à corrupção, várias figuras de destaque têm sido investigadas no país, com realce para o antigo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, dos ex-PCA da Sonangol, Isabel dos Santos, e da seguradora três AAA, São Vicente.

De acordo com o Procurador, recentemente reconduzido ao cargo, Hélder Pitta Gróz, “os processos não devem ser discutidos em hasta pública”.

Nas suas declarações à imprensa, logo após a cerimónia de inauguração,  hoje, do novo edifício da PGR, esclareceu que, em relação aos processos crimes, deve-se aguardar para que estes saiam da fase de instrução e do segredo de justiça e se tornem públicos, com a sua remissão ao tribunal.  

O magistrado salientou ainda que o órgão vai continuar a dar prioridade ao combate à corrupção e ao crime organizado. 

Também em declarações à imprensa, o antigo Procurador-Geral da República, Domingos Culolo, considerou “excelente” o actual trabalho da instituição, que hoje assinala o seu 44º aniversário, embora ter considerado como sendo “difícil”.  

Domingos Culolo, que esteve à frente dos destinos da PRG de 1993 a 2002, defendeu o envolvimento de toda a  sociedade para o êxito do trabalho deste órgão. 

Histórico de titulares da PGR

Antero  Alberto de Abreu  - 1973 a 1993

Domingos Culolo -  1993 a 2002  

Augusto da Costa Carneiro -  2002 a 2007 

João Maria de Sousa - 2007 a 2017  

Hélder Pitta Gróz - 2017 a 2023.