NOTÍCIA
  • 18 Mar 2023

PRESIDENTE DA AN PEDE DISCIPLINA AOS EFECTIVOS DAS FAA NA RDC

Luanda – A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, pediu, esta sexta-feira(17),  aos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) disciplina e elevado sentido de missão, pautando pela defesa dos direitos fundamentais e segurança das populações civis.

Numa mensagem por ocasião da aprovação do pedido do Presidente da República para o envio de um componente militar de operações de paz na região do leste da República Democrática do Congo (RDC), Carolina Cerqueira pediu a protecção e preservação dos direitos das crianças, das meninas e mulheres vítimas do conflito, que diariamente são alvo de sevícias desumanas e de crimes sexuais hediondos.

“Enaltecemos a prontidão do contingente das FAA, do qual 25% é constituído por mulheres, o que evidencia fortemente o envolvimento das mulheres angolanas no processo de manutenção de paz e defesa dos direitos fundamentais, conforme recomendação das Nações Unidas”, asseverou.

Para Carolina Cerqueira, a situação actual do conflito e os crimes continuados contra as populações civis indefesas, que já provocam mais de 10 milhões de vítimas, conforme relatório apresentado recentemente na 146.ª Assembleia da União Inter-parlamentar realizada no Reino do Bahrein, obriga a uma reacção solidária dos Estados vizinhos.

“Angola não poderia parecer indiferente, quanto a necessidade urgente da desmilitarização das forças do M23 para o restabelecimento da paz efectiva e da segurança no leste da RDC, na África Central e no continente africano no geral”, reforçou.

Esta intervenção, conforme a responsável, representa, mais do que nunca, um caminho necessário para a preservação da paz e da estabilidade dos povos da região, com vista a não adiar os propósitos de um futuro melhor para o continente africano.

O pedido de autorização do Presidente da República, enquanto Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), sobre o envio de Contingente Militar da Componente de Operações de Apoio e Manutenção da Paz na Região Leste da RDC, visa assegurar o processo de acantonamento das forças militares do M23, no Leste da RDC. 

O objectivo da missão angolana será o de adoptar o plano geral conjunto para a resolução da crise no Leste da RDC, acelerar a implementação efectiva do roteiro de Luanda, em coordenação com o processo de Nairobi, para a promoção da segurança na região Leste da RDC e a normalização das relações políticas e diplomáticas com a República do Rwanda. 

O contingente angolano, que de acordo com as comissões de trabalhos deverá permanecer nesse país durante 12 meses, será integrado por um batalhão das FAA e respectivos componentes, bem como meios financeiros  avaliados em 11 mil 266 milhões e 872 mil kwanzas, que deverão ser remanejados no quadro do orçamento do sector de Defesa e Segurança.