NOTÍCIA
  • 18 Mar 2023

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO SOLIDARIZA-SE COM VÍTIMAS DE TEMPESTADE EM MOÇAMBIQUE E NO MALAWI

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, solidarizou-se, esta sexta-feira (17), com as vítimas da tempestade tropical Freddy, em Moçambique e no Malawi, que resultou em várias mortes, deslocados e na destruição de importantes infra-estruturas.

Em mensagens separadas, dirigidas aos homólogos de Moçambique, Filipe Nyusi, e do Malawi, Lazarus Chakwera, o Chefe de Estado angolano informa que acompanha com preocupação os últimos acontecimentos decorrentes da passagem da tempestade tropical Freddy.

Na missiva ao Presidente Filipe Nyusi, João Lourenço refere-se ao facto de a tempestade ter causado, em Moçambique, a morte de dezenas de cidadãos.

Noutra carta, ao Presidente Lazarus Chakwera, o Chefe de Estado angolano sublinha a morte de centenas de cidadãos na República do Malawi que “deixou igualmente milhares de deslocados”.

“Partilho (…) a dor dos familiares das vítimas deste trágico acontecimento”, lê-se na missiva em que o Estadista angolano expressou “sentidas condolências” às famílias enlutadas.

Freddy é uma das tempestades mais fortes já registadas no hemisfério sul.

Atingiu o centro de Moçambique no sábado, causando inundações generalizadas, antes de se mover para o interior em direcção ao Malawi com chuvas torrenciais que causaram deslizamentos de terra.