NOTÍCIA
  • 18 Mar 2023

PR DE REGRESSOU A LUANDA APÓS VISITA AO JAPÃO

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, regressou esta sexta-feira, a Luanda, após uma visita oficial de 4 dias ao Japão, no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois países.

Em Tóquio, onde esteve acompanhado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço,  o Estadista angolano participou de um Fórum de Negócios Angola-Japão que teve como objectivo informar aos empresários japoneses sobre as oportunidades e facilidades para investirem em Angola.

No capítulo político diplomático manteve encontros informais com o Imperador do Japão Naruito e o Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, com os quais abordou assuntos de interesse comum e de âmbito internacional.

Ainda em Tóquio, onde encabeçou uma delegação integrada por membros do seu Executivo, João Lourenço manteve contactos com empresários de vários sectores da economia japonesa .

Testemunhou a assinatura de memorandos de entendimento entre Angola e Japão com realce para os sectores da saúde, energias e Águas .

Depois de Tóquio deslocou-se as cidades de Nagoya e Kyoto, onde desenvolveu actividades de carácter protocolar e cultural e visitou empreendimentos sócio económico do país asiático

Cooperação Angola e Japão 

Angola e Japão pretendem incrementar a cooperação nos domínios político, económico e cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e do desenvolvimento dos agro-negócios, petróleo e mineração.   

A cooperação bilateral começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via da UNICEF.  

Depois do fim da guerra em 2002, o Japão passou a realizar assistências nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados. No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar a  assistência, no quadro de organizações internacionais, em segmentos como ajuda alimentar, bem como assistência aos agricultores e à pobreza.  

O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos.  

No sector da saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é um dos hospitais de referência do país. No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional. 

 

Localizado no Extremo Oriente e conhecido como Terra do Sol Nascente, o Japão é um arquipélago formado pelas ilhas de  Kyushu, Honishu, Honshi Shikoku e Hokkaido. País insular no Oceano Pacífico, tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos.