NOTÍCIA
  • 15 Mar 2023

PRESIDENTE ANGOLANO ANALISA COOPERAÇÃO COM IMPERADOR NARUHITO

Tóquio - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, analisou, segunda-feira, em Tóquio, com o Imperador japonês, Naruhito, questões de interesse comum, no quadro do estreitamento da cooperação entre os dois países.

O encontro entre as duas individualidades marcou o ponto mais alto do segundo dia da visita de quatro dias que o  Presidente João Lourenço efectua ao Japão, a convite das autoridades locais.  

João Lourenço, que está em Tóquio desde domingo (12), foi ao encontro do Imperador acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço. 

No quadro da lei japonesa, o Imperador age como Chefe de Estado em ocasiões diplomáticas, sendo o Japão uma monarquia constitucional onde o poder do Imperador é muito limitado. 

A Constituição do país o define como "símbolo do Estado e de unidade do povo". Não possui poderes relacionados ao Governo. 

O poder, concedido por soberania popular, está concentrado, principalmente, na figura do Primeiro-Ministro japonês e de outros membros eleitos. 

Audiências 

Ainda hoje, na capital japonesa, o Chefe de Estado angolano concedeu audiências a várias individualidades ligadas  ao sector empresarial local. 

No primeiro momento, João Lourenço manteve encontro com o presidente da NEXI, Atsuo Kuroda, empresa japonesa especializada em seguros para o comércio e investimentos. 

De seguida concedeu audiências ao vice-governador do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JIBIC), Kazuhiko Amakawa, e ao vice-presidente da Agência Para Cooperação Internacional (JCA), Junich Yamada. 

Com estas três entidades o Presidente angolano analisou questões ligadas aos investimentos das respectivas empresas em Angola. 

Também esta segunda-feira, o Presidente João Lourenço discursou na abertura do Fórum de Negócios Japão-Angola, onde apelou aos empresários japoneses a investirem em Angola. 

Entre os sectores abertos ao investimento japonês, em Angola, estão  os do petróleo e gás, da agro-pecuária, das pescas, da indústria, do turismo e serviços de impacto social. 

O Japão, terceira maior economia mundial, possui  a décima maior população do mundo com cerca de 125,4 milhões de habitantes.