NOTÍCIA
  • 08 Mar 2023

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL ONCOLÓGICO

Lubango - O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, esta quarta-feira, a construção, em Luanda, de uma unidade hospitalar de grande dimensão, para o tratamento de doenças oncológicas.

O anúncio foi feito na cidade do Lubango, província da Huíla, após o Chefe de Estado ter reinaugurado a Maternidade Irene Neto, uma unidade com 122 camas.

"Não podemos fazer tudo de uma vez", afirmou o Presidente angolano, tendo assegurado que o "Executivo vai dar início à construção de um grande hospital oncológico em Luanda".

João Lourenço afirmou, na ocasião, que a construção de hospitais oncológicos em outros pontos do país serão num segundo momento, o "que podemos dar já como um dado (...) adquirido é a construção desse grande hospital oncológico na cidade de Luanda", sublinhou.

Disse que pelos custos de um hospital oncológico, o  Executivo não vai construir um em cada província, tendo adiantado que a aposta será a edificação de hospitais oncológicos regionais.

Quanto ao impacto que a reinauguração da Maternidade Irene Neto poderá ter na saúde reprodutiva das mulheres da região centro sul do país, disse que será grande, tendo em conta as valências  da unidade hospitalar.

Novos serviços

Novos serviços estão à disposição dos utentes da Maternidade Irene Neto, no Lubango, província da Huíla, reinaugurada, esta quarta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço. 

Trata-se de uma unidade que, nos últimos cinco anos, beneficiou de reabilitação e apetrechamento, num financiamento na ordem de 12 milhões e 500 mil dólares americanos. A reinauguração acontece no quadro das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala. O projecto enquadra-se no Programa de Revitalização de Angola (bónus social), das Associações do Bloco 0, que inclui as companhiaa Total, ENI e Cabinda Gulf Oil Company, sob gestão do Ministério angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, bem como da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível.

Entre os novos serviços, a maternidade do Lubango conta com quatro novos blocos operatórios equipados, uma nova sala de neonatologia e radiologia. A infra-estrutura tem também, entre as novidades, uma unidade de tratamento intensivo, enfermarias por doenças e um bloco de urgências completamente estruturado. Com 122 camas, a renovada unidade passa a ter um ecográfo para as emergências e as consultas externas. A intervenção na maternidade abarcou os três andares e o rés-do-chão, onde funcionam os serviços de obstetrícia, neonatologia e anfiteatro. 

 

As zonas onde funcionam os serviços de ginecologia, infecto-contagioso, farmácia central, serviços administrativos e consultas externas também foram abrangidas pela intervenção. Áreas como onde funcionam os serviços de esterilização, lavandaria e cozinha também sofreram intervenções, bem como a zona do pavilhão externo 2, onde funciona a morgue. O projecto contempla uma unidade dos serviços de urgência, de salas de partos normais e um corredor, que vai fazer a ligação com o bloco operatório do edifício principal. 

Instalada numa área de quarto mil e 855 metros quadrados, no centro da cidade, a Maternidade do Lubango “Irene Neto”, que clamava por uma urgente reabilitação, deixou de funcionar em Dezembro de 2018. 

Na mesma altura os serviços da maternidade “Irene Neto” foram transferidos provisoriamente para algumas dependências do Hospital Central do Lubango, “Dr. António Agostinho Neto.