NOTÍCIA
  • 04 Mar 2023

ANGOLA E FRANÇA ASSINAM ACORDOS DE COOPERAÇÃO

Luanda - Quatro instrumentos jurídicos foram rubricados, esta sexta-feira, em Luanda, pelos governos de Angola e de França, no quadro da visita oficial do Presidente francês, Emmanuel Macron, ao país.

Trata-se dos acordos para financiamento entre a República de Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento, de facilitação de crédito entre Angola e a Agência Francesa para o Desenvolvimento e para a concepção, fabrico e fornecimento de um sistema de satélite de observação da terra.

ma adenda ao contrato para concepção, fabrico e fornecimento de um sistema de satélite de observação da terra também foi assinado, em cerimónia realizada no Palácio Presidencial à Cidade Alta, na presença dos  Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, e da França, Emmanuel Macron.

Sistema de Satélite

O satélite de observação da terra angolano, designado de ANGEO-1, de altíssimo desempenho, será construído pela Airbus Defence and Space, na República de França, e está dentro dos mecanismos e acções de reforço da parceria e colaboração entre os dois estados.

As suas aplicações vão desde soluções para estimar a produtividade agrícola, monitoramento de desflorestação, monitorização de obras de construção, à monitorização e detecção de derrames de petróleo e detecção de navios.

A partir do ANGEO-1 será possível fazer mais de mil imagens de alta resolução por dia, com extrema capacidade de aquisição para uma cobertura local, nacional e regional, sendo altamente eficiente para as principais aplicações angolanas.

O Satélite contribuirá para o desenvolvimento das infraestruturas, mapeamento de recursos naturais, vigilância marítima, incluindo pesca, agricultura, censo populacional, entre outras.