NOTÍCIA
  • 03 Mar 2023

CHEFE DO ESTADO MAIOR ADJUNTO APELA EFECTIVO ABSTER-SE DE EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Caxito- O Chefe do Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA) para a Educação Patriótica,  General João António Santana, apelou  nesta quinta-feira, no município do Ambriz, província do Bengo, aos efectivos para absterem-se da exposição negativa nas redes sociais.

Ao discursar na abertura do ano de Preparação Operativa, Combativa,   Educativa, Patriótica e Ensino 2023/2024,  o responsável militar esclareceu que este  comportamento compromete a missão, o militar, as Forças Armadas Angolanas e o país.

O General aproveitou a ocasião para anunciar o início (hoje) da primeira edição do programa televisivo das  FAA na Televisão Pública de Angola.

Disse ser uma importante ferramenta na divulgação dos principais eventos e realizações das FAA e das suas múltiplas valências no cumprimento das mais variadas missões de interesse público.

Segundo  o General por mais que a arte da guerra evolui, a tecnologia das armas, a sofisticação dos equipamentos e a eficácia operacional das forças armadas dependerá sempre dos  oficiais, sargentos e praças devidamente preparados e motivados.

Lembrou que país está situado na região austral do continente africano onde a situação de instabilidade político-militar em alguns países vizinhos constituem sempre potenciais riscos e ameaças a soberana nacional.

Por este motivo, disse, “as Forças Armadas Angolanas são uma instituição do Estado cuja missão é a defesa da pátria, da soberana e integridade do solo pátrio, sob autoridade suprema do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA”, exprimiu.

Acrescentou ainda que cada oficial, sargento ou praça deve ter sempre presente os valores da deontologia militar como a disciplina, a hierarquia e o comando único.

“Angola é e deve ser o nosso maior orgulho, unamo-nos para melhor servirmos a pátria”, destacou .

Já o almirante Valentim Alberto António, Comandante da Marinha da Guerra de Angola, encorajou o estado angolano a continuar a valorizar o mar, defendendo como fonte de recursos, via de comunicação importante para o transporte de pessoas, mercadorias e meios de protecção de forças.

A abertura do novo ano de Preparação Operativo, Combativa, Educativa, Patriótica e Ensino foi marcada pela demostração de meios terrestres, aéreos e marítimos, desfile militar e exposição fotográfica.