NOTÍCIA
  • 28 Feb 2023

GENERAL ALTINO DOS SANTOS FELICITA POLÍCIA NACIONAL PELOS 47 ANOS DE EXISTÊNCIA

Luanda – O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), General de Aviação , Altino dos Santos, felicitou segunda-feira (27),  numa mensagem, a Polícia Nacional (PN) pelo 47º aniversário da sua criação,.

A Polícia Nacional celebra  nesta terça-feira (28).os seus 47 anos de existência .

O General Altino dos Santos, na missiva felicita a todos os efectivos deste órgão e manifesta o seu apreço pela dedicação, espírito de missão e elevado profissionalismo que estes têm demonstrado na garantia da ordem e tranquilidade publicas em todo o território nacional.

Sublinha que, ao longo da sua existência, a PN granjeou, por mérito próprio, o reconhecimento de toda a sociedade pelo seu importante papel na prevenção e combate à criminalidade em todas as suas manifestações, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde o crescimento e a densidade populacional, aliada a diversos factores de ordem social, contribuem, em grande medida, na prática de actos delituosos envolvendo cidadãos nacionais e estrangeiros.

“Tal como no passado, as FAA continuarão disponíveis para reforçar a cooperação com a Polícia Nacional nos esforços tendentes a manter a ordem, tranquilidade pública e a paz social, pressupostos fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável do país, tendo sempre presente que “À Pátria, aos seus filhos não implora: Ordena”, lê-se na missiva .

“Nesta data histórica marcante, reitero a todos os oficiais comissários, superiores, subalternos, sargentos e agentes, bem como aos funcionários civis”,  exprimiu o dirigente militar na mensagem .

Aos 28 de Fevereiro de 1976 foi criado o Corpo de Polícia de Angola (CPPA), que, no período de 1976 a 1993, sofreu várias transformações, até passar a designar-se Polícia Nacional de Angola(PNA), através do decreto 20/93 de 11 Julho, que aprovou o novo estatuto orgânico.