NOTÍCIA
  • 20 Feb 2023

PR JÁ REGRESSOU AO PAÍS DEPOIS DE PARTICIPAR NA CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao país,  domingo (19), depois de ter participado em Adis Abeba, Etiópia,na 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

Em Adis Abeba, a agenda do Presidente João Lourenço incluiu uma intensa actividade diplomática à margem da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, que decorreu sábado e domingo. 

Nas  audiências foram analisadas questões ligadas, à paz em África e de âmbito político e diplomático a nível internacional.  

A 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA teve como um dos pontos principais da agenda a implementação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana.

Chefe de  Estado defende fim dos conflitos em África

Numa das sessões da reunião, o Presidente João Lourenço, defendeu, o engajamento dos Estados, países, governos e populações do continente para o fim dos conflitos e para o silenciar definitivo das armas em África.

O Estadista angolano, na qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação em África afirmou que a concretização da tarefa incumbida pela UA exige coordenação e empenho conjunto na realização das acções delineadas pela organização.

“Tenho recebido um apoio significativo dos organismos da UA, das Nações Unidas, das Comunidades Económicas e Mecanismos Regionais e de parceiros internacionais de África, para o cumprimento das minhas responsabilidades em matéria de paz e de reconciliação nacional no continente, facto que agradeço muito sinceramente em nome de todos os africanos”, disse.

A União Africana é a organização internacional de 55 países que promove a integração entre os países do continente africano nos mais diferentes aspetos. Foi anunciada na Declaração de Sirte em Sirte, Líbia, a 9 de setembro de 1999.

O Bloco foi fundado a 26 de maio de 2001  em Adis Abeba, Etiópia e lançado a 9 de julho de 2002 em Durban, África do Sul e sucessora da Organização de Unidade Africana

(OUA), em 1963.

A União Africana  ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento económico na África, especialmente  no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento de África.