NOTÍCIA
  • 17 Feb 2023

CHEFE DE ESTADO ANGOLANO JÁ ESTÁ EM ADIS ABEBA

Adis Abeba- O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, encontra-se já desde quinta-feira  (16), em Adis Abeba, Etiópia, para participar de 18 a 19 nos trabalhos de alto nível da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

No Aeroporto Internacional da capital ( Adis Abeba), o Presidente João Lourenço que se faz acompanhar da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas de membros da delegação do Executivo angolana que já se encontra naquela cidade, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

A Cimeira decorrerá sob o lema "Acelerar a Implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana". 

Nós dias que antecedem a Cimeira, o  Chefe de Estado angolano tem previstas audiências com diferentes personalidades na capital etíope, Adis Abeba. 

Os referidos encontros visam abordar temas ligados à procura da paz em África, assolada por vários conflitos, bem como outros sobre a política e a diplomacia internacional.

A 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA tem como um dos pontos principais da agenda a implementação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA). 

Dos trabalhos da Cimeira constam, igualmente, aspectos ligados à segurança no continente e à aplicação da Agenda 2063.