NOTÍCIA
  • 16 Feb 2023

PR DESLOCA-SE À ETIÓPIA QUINTA-FEIRA

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, quinta-feira (16), à cidade de Adis Abeba, Etiópia, para participar na 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo na União Africana (UA).

O anuncio foi feito esta quarta-feira pelo porta-voz da Presidência da República, Luís Fernando, tendo adiantado que a Cimeira decorrerá sábado e domingo (18 e 19 do mês em curso), sob o lema "Acelerar a Implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana". 

Segundo a mesma fonte, nos dias que antecedem a Cimeira, o  Chefe de Estado angolano tem previstas audiências com diferentes personalidades na capital etíope, Adis Abeba. 

Os referidos encontros visam abordar temas ligados à procura da paz em África, assolada por vários conflitos, bem como outros sobre a política e a diplomacia internacional, sublinhou o porta-voz. 

A 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA tem como um dos pontos principais da agenda a implementação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA). 

Dos trabalhos da Cimeira constam, igualmente, aspectos ligados à segurança no continente e à aplicação da Agenda 2063.