NOTÍCIA
  • 04 Feb 2023

PR ABORDA COOPERAÇÃO COM LÍDER PARLAMENTAR DE MOÇAMBIQUE

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou o reforço da cooperação parlamentar com Moçambique, durante uma audiência que concedeu à líder da Assembleia da República deste país, Esperança Bias.

 

"Demos a conhecer (...) a necessidade do reforço da cooperação entre os dois parlamentos", informou Esperança Bias, em declarações à imprensa, no final do encontro no Palácio Presidencial, em Luanda. 

 

Disse ser intenção dos parlamentares de Moçambique trocar experiências com os deputados angolanos no domínio da fiscalização dos recursos minerais. 

 

Durante o encontro, a presidente do Parlamento moçambicano reiterou o convite do Presidente Filipe Nyusi, ao homólogo angolano, João Lourenço, para visitar este ano a país, em data a indicar. 

 

Esperança Bias está em Luanda desde quinta-feira, para uma visita oficial  de seis dias a Angola, com o foco no reforço da cooperação parlamentar. 

 

As relações bilaterais entre Angola e Moçambique estão alicerçadas em laços históricos de amizade, fraternidade e de solidariedade. 

 

Os dois Estados assinaram a 5 de Setembro de 1978, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científico–Técnica e Cultural, tendo sido constituída, na mesma data, a Comissão de Cooperação Bilateral.