NOTÍCIA
  • 02 Feb 2023

BÉLGICA QUER COOPERAR COM ANGOLA NO SECTOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Luanda – O Governo belga manifestou, esta quarta-feira, o interesse de cooperar com Angola no sector de energias renováveis, durante uma audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu à ministra belga dos Negócios Estrangeiros, Hadja Lahbib.

 

A informação foi confirmada pela governante do país europeu, à saída do encontro com o Chefe de Estado angolano, tendo adiantado que a Bélgica também quer cooperar na exploração do Porto de Lobito e mineiro, ambos na província de Benguela.

 

Hadja Lahbib considerou a cooperação com Angola “saudável e de longa data”, tendo sublinhado que saiu satisfeita do encontro com o Estadista angolano, João Lourenço.

 

A diplomata belga disse que entre os temas abordados com o Presidente da República esteve o conflito na Ucrânia. “Falamos sobre essa situação. A nossa satisfação é que temos os mesmos pontos de vista”.

No entender da ministra belga isso ajuda a perceber que este conflito não tinha razão de ter lugar.

 

“Apoiamos aqui as declarações que o senhor Presidente fez recentemente em que defendeu um cessar-fogo unilateral da parte da Rússia”, expressou.

 

Hadja Lahbib é ministra dos Negócios Estrangeiros, dos Assuntos Europeus e do Comércio Externo e das Instituições Culturais do Reino da Bélgica.

 

A ministra Hadja Lahbib está em Luanda, desde terça-feira (31), a convite do ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, para uma visita de trabalho de 72 horas.

 

Relações político-diplomáticas Angola - Bélgica

 

As relações político-diplomáticas entre a República de Angola e o Reino da Bélgica tiveram início em 1979.

No topo dessa parceria está o Acordo de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, assinado a 26 de Abril de 1983.

 

O documento definiu o quadro jurídico regulamentador da cooperação bilateral e instituiu a Comissão Mista que teve a última sessão em 1992, em Bruxelas.

 

Destaca-se o Acordo Geral de Cooperação rubricado a 26 de Julho de 1983, em vigor desde a data da assinatura.

 

A 4 de Julho de 1988 foi selado um Memorando de Entendimento sobre Serviços Aéreos.

 

Seguiu-se um acordo relativo à Intervenção “Apoio à Luta contra a Tripanossomíase na província do Cuanza Norte”.