NOTÍCIA
  • 31 Jan 2023

MINISTRO DE ESTADO DESTACA INSERÇÃO DE NOVOS QUADROS NA CASA MILITAR

Luanda - O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, destacou a importância da inserção de novos quadros oficiais generais a diversos níveis na instituição.

Ao falar, esta segunda-feira (30), na cerimónia de posse dos responsáveis do órgão, Francisco Furtado, exortou aos oficiais generais das Forças  Armadas Angolanas, que doravante são membros do órgão, a cumprirem com zelo as missões que lhe forem incumbidas. 

"Um oficial general tem de saber estar. Tem de ter um comportamento padrão, trilhado na ética, decoro e cordialidade” , exprimiu. 

Francisco Furtado exortou, também, a maior vigilância e coordenação no combate às acções contra a integridade do Estado angolano. 

O ministro de Estado exigiu uma acção proactiva e não reactiva contra essas acções. 

Na sua intervenção, disse que o objectivo é potenciar, antecipadamente, os órgãos de investigação e de segurança pública, para que possam actuar em prol da ordem e soberania nacional. 

Nomeados recentemente pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, foram empossados secretários, consultores, directores e comandantes das unidades subordinadas que constituem a direcção e chefia da Casa Militar do Presidente da República. 

Segundo Francisco Furtado trata-se de uma aposta com o foco no rejuvenescimento paulatino desta estrutura, aproveitando as valências e competências de jovens imergentes, para iniciar-se o novo ciclo que visa a transição geracional. 

"A classe de general é de muita responsabilidade (...) e não se compadece com actos menos dignos, cuja repercussão impacta não só a classe, mas a sociedade em si", observou. 

O governate afirmou que a promoção à classe de general representa a mais alta manifestação de confiança e confere ao militar a autoridade para o exercício de funções complexas.