NOTÍCIA
  • 24 Jan 2023

CHEFE DE ESTADO DESTACA IMPORTÂNCIA DAS MISSÕES DIPLOMÁTICAS

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recomendou nesta terça-feira, em Luanda, aos membros das missões diplomáticas a pautarem pelo profissionalismo e amor à pátria, “tendo sempre presentes os interesses de Angola”.

O Chefe de Estado falava na cerimónia de tomada de posse da embaixadora de Angola em França, Guilhermina Contreiras da Costa Prata, e do director-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE), Matias Bertino Matondo, por si nomeados no dia 20 de Janeiro.

Segundo João Lourenço, ambas as funções, por serem similares, têm como foco a defesa dos interesses do país para além das fronteiras.

“Ao escolhermos as entidades aqui presentes, fizemos convencidos de que vão cumprir este papel, com profissionalismo e amor à pátria, tendo sempre presentes os interesses de Angola”, disse o Presidente da República.

João Lourenço desejou sucessos, nas funções que passam a desempenhar, ao director-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE), Matias Bertino Matondo, e a embaixadora de Angola em França, Guilhermina Contreiras da Costa Prata, que já foi deputada à Assembleia Nacional, ministra da Justiça e vice-presidente do Tribunal Constitucional.

Entretanto em declarações à imprensa, no final da cerimónia, a embaixadora Guilhermina Prata apontou como prioridade o reforço das relações de cooperação, existente há 46 anos.

Adiantou que Angola tem vontade de trabalhar para implementar novas linhas de cooperação, em vários domínios.

Angola e França mantém relações de cooperação nos domínios da educação, cultura, apoio ao desenvolvimento sustentável, petróleo e ambiente.