NOTÍCIA
  • 20 Jan 2023

GENERAL ALTINO DOS SANTOS NOVO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FAA

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou hoje, sexta-feira, o general de Aviação Altino Carlos José dos Santos para o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Em decreto anterior, João Lourenço exonerou Altino Carlos José dos Santos do cargo de Comandante da Força Aérea Nacional. 

O general de aviação substitui o general de Exército António Egídio de Sousa e Santos, exonerado do cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) pelo Presidente da República, usando das suas prerrogativas constitucionais e ouvido o Conselho de Segurança Nacional.

Segundo uma nota de imprensa do Palácio Presidencial, João Lourenço, também Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas exonerou o general José Luís Caetano Higino de Sousa, do cargo de Director-Geral do Serviço de Inteligência Externa, tendo nomeado, para sua substituição, Matias Bertino Matondo. 

O Presidente exonerou também o tenente-general Artur Santos Vinama, do cargo de Conselheiro do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, e nomeou-o para o cargo de Chefe do Estado-Maior General Adjunto para a Área Operacional e Desenvolvimento. 

João Lourenço nomeou ainda o general Adão Adriano António, para o cargo de Presidente do Conselho Superior de Disciplina Militar do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas. 

Foram também nomeados: 

General João Serafim Kiteculo, para o cargo de Comandante do Exército;

Tenente General João Cruz da Fonseca, para o cargo de 2º Comandante do Exército.

General Virgínio António da Cunha Pinto, para o cargo de Comandante da Força Aérea Nacional;

Tenente General Emanuel Mendes Vasconcelos, para o cargo de 2º Comandante da Força Aérea Nacional;

Vice-Almirante Noé Rodrigues João Magalhães, para o cargo de 2º Comandante da Marinha de Guerra Angolana; 

General Sequeira João Lourenço, para o cargo de Chefe Adjunto da Casa Militar do Presidente da República.