NOTÍCIA
  • 02 Dec 2022

PR RESSALTA QUALIDADES DO GENERAL KAMORTEIRO

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, ressaltou nesta sexta-feira, as qualidades militares do chefe de Estado-Maior General adjunto para a Área Operativa e de Desenvolvimento, Abreu Muhengo Ukwachitembo ‘Kamorteiro’, falecido na segunda-feira por doença.

No velório, realizado no Quartel-General do Exército (ex-RI 20), o Chefe de Estado, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, depois de entoado o Hino Nacional, depositou uma coroa de flores e inclinou-se diante da urna que contém os restos mortais do general Kamorteiro.

O nome do general Kamorteiro "fica para indelevelmente ligado ao fim definitivo do conflito militar em Angola, por ter sido, em nome da UNITA, um dos signatários dos Acordos de Paz para Angola, a 4 de Abril de 2002", escreve João Lourenço no livro de condolências. 

A partir dessa altura, de acordo com o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), enquadrado em cargos de chefia das FAA, o general Kamorteiro "desenvolveu uma acção meritória a favor da pacificação e desenvolvimento do país".

"Foi com profundo sentimento de pesar que tomei conhecimento do prematuro falecimento, por doença, do general Abreu Muhengo Ukwachitembo ‘Kamorteiro’, que desempenhava o cargo de chefe de Estado-Maior General adjunto das Forças Armadas Angolanas", lê-se no livro.

Nesta hora de dor, o Presidente da República expressa à família enlutada as suas profundas condolências, extensivas a todos os amigos e companheiros de luta.

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, os juízes-presidentes dos tribunais superiores, os procuradores-gerais da República e Militar, deputados, ministros, entidades eclesiásticas, altas patentes militares, no activo e na reserva, marcaram também presença no velório.

O general Kamorteiro foi um dos co-signatários dos Acordos de Paz para Angola, rubricados a 4 de Abril de 2002 entre o Governo e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, então chefe do Estado-Maior General das FAA.

Exerceu importantes cargos na hierarquia das FAA, dos quais se destacam os de vice-chefe do Estado-Maior para a  Logística e Infra-Estruturas e, por último, de chefe de Estado-Maior General adjunto para a Área Operativa e de Desenvolvimento.

Após a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, em Luanda, já enquadrado nas FAA, com cargo de chefia, dedicou-se a terminar a sua formação académica em História.

O ambiente no Quartel-General do Exército foi marcado por profunda comoção pelo falecimento do general, considerado "um profissional militar de elevada e exemplar qualidade, que teve a trajectória iniciada nas fileiras da UNITA".

Nascido em 1958, na província do Bié, Abreu Muhengo Ukwachitembo ‘Kamorteiro’ foi  enterrado hoje no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.