NOTÍCIA
  • 02 Dec 2022

ANGOLA ASSUME GESTÃO DO ANGOSAT-2

Luanda - O ministro das Telecomunicações,Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, anunciou quinta-feira, (1) em Luanda, que Angola já assumiu, definitivamente, a gestão do satélite Angosat-2.

Segundo o governante, que falava no seminário de apresentação do Programa Espacial Nacional "valências e benefícios", os últimos testes em órbita do Angosat-2 "terminaram com sucesso".

Afirmou que o projecto Angosat-2 está pronto para fornecer serviços de comunicação aos clientes, já que foram assinados os testes de aceitação que validam a condição técnica-operacional do mesmo.

A partir desse momento, disse o ministro, o satélite vai começar uma nova etapa, com vista à operacionalização comercial, de forma a cumprir a sua missão,  que é estar ao serviço da economia nacional.

Salientou que a estratégia espacial de Angola visa contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país nos vários domínios, como na economia,  saúde, educação e no meio ambiente.

No seminário, foram apresentados os vários projectos integrantes do Programa Espacial Nacional, como os benefícios do Angosat-2, o Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC) e as aplicações espaciais TECH-Gest, TECH-Agro e TECH-Ecologia.

O Angosat- 2, um satélite de comunicação angolano que opera na órbita geoestacionária, foi construído pela empresa Information Satellite Systems Reshetnev (ISS Reshetnev).

É composto de dois módulos, nomeadamente a plataforma Express 1000 e a carga útil, tendo este último sido da responsabilidade da Airbus Defence and Space.

Com vida útil de prevista de 15 anos, o Angosat-2 é um dos projectos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), órgão afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

GGPEN conta 68 funcionários formados em diversas universidades internacionais.