NOTÍCIA
  • 30 Nov 2022

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL CONSTERNADO COM A MORTE DO GENERAL KAMORTEIRO

Luanda -  O Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, manifestou segunda-feira, numa mensagem profunda consternação pelo passamento físico do General Abreu Muhengo Ukwachitembo “Kamorteiro”, Chefe do Estado Maior General Adjunto para Área Operativa e Desenvolvimento das FAA, ocorrido a 28 do corrente mês, em Luanda, por doença.

Na missiva, o titular da pasta da Defesa  Nacional reconhece que o malogrado General Kamorteiro foi um profissional militar de elevada e exemplar qualidade, que teve a sua trajectoria Político-Militar iniciada nas fileiras da UNITA, no processo da luta de Libertação para a Independência Nacional contra o colonialismo português.

O Ministro ressalta que o General Kamorteiro, por mérito próprio exerceu altos cargos da hierarquia militar das FALA, facto que lhe permitiu ter sido um dos co-signatários dos Acordos de Paz e Reconciliação Nacional, rubricados a 4 de Abril de 2002, entre o Governo angolano e a UNITA, antecedido da assinatura do Memorando de Entendimento do Luena.

Acrescenta que  o malogrado exerceu também importantes cargos na hierarquia das Forças Armadas Angolanas, em que se destacam os de Vice-Chefe do Estado Maior para Logística e Infra-estruturas e, por último, Chefe de Estado Maior General Adjunto para área Operativa e Desenvolvimento.

“Com o seu falecimento o País e as Forças Armadas Angolanas, em particular, perdem um valente profissional político-militar, exímio estudioso da Ciência e Arte militar que muito ainda tinha a dar no processo de consolidação da nossa jovem Instituição Militar”, lê-se na missiva .

“Nesta hora de dor e luto a que me associo, em nome do Ministerio da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, e no meu próprio, curvo-me perante a memória do malogrado e apresento ao Estado Maior General das FAA e, por vosso intermédio, à família enlutada, a expressão dos meus sentidos pêsames, pelo infausto acontecimento”, sublinha o governante na sua mensagem .