NOTÍCIA
  • 20 Nov 2022

DIRIGENTE CUBANO CONGRATULA BRAVURA DOS HERÓIS DA BATALHA DO CUITO CUANAVALE

Cuito Cuanavale – O vice-ministro das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, general Joaquim Quintas Solas, enalteceu, sexta-feira, a persistência dos heróis angolanos e cubanas na Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com o derrube do regime do "apartheid" na África do Sul.

O general cubano fez este reconhecimento no final da visita efectuada ao município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, onde rendeu homenagem aos heróis cubanos e angolanos que contribuíram para a queda do regime do "apartheid", a 23 de Março de 1988.

O vice-ministro das Forças Armadas Cubanas reconheceu que, para além das duas forças, a população deste município desempenhou grande apoio, que permitiu ganhar essa histórica batalha decisiva contra o regime de segregação racial, denominado "apartheid", que vigorava na África do Sul.

Afirmou, ainda, que a vitória na Batalha do Cuito Cuanavale contribuiu para a independência da Namíbia e, consequentemente, a libertação da África Austral, bem como, selou para sempre, a amizade e irmandade, entre os povos de Angola e de Cuba.

“Conseguiram uma verdadeira liberdade e independência que tanto sonharam as gerações de africanos. Glória eterna aos heróis e mártires, aos homens e mulheres que sacrificaram as suas vidas pelo bem-estar dos seus povos”, concluiu.

Do conjunto escultórico estacionado na praça do memorial sobre a Batalha do Cuito Cuanavale destaca-se o monumento dos soldados que é uma escultura em bronze com 21,5 metros de altura e peso de 110 toneladas, feita a partir de protótipo existente com 7 metros de altura e está ilustrada com dois soldados sendo um angolano e outro cubano, em representação da solidariedade e amizade, entre os dois povos.

Outra peça é o monumento da bandeira, com 55 metros de altura e 100 metros quadrados de área útil, revestido de pedras graníticas e elementos de bronze.

O monumento representa uma arma envolvida pela Bandeira Nacional, possuindo um miradouro no seu “Ponto de Mira” com acesso principal feito por elevador.

Do Miradouro é possível vislumbrar a plenitude da vila heróica, bem como a confluência dos rios Cuito e Cuanavale que dão nome ao município, assim como o “triângulo do tumpo” que é o principal epicentro das operações militares.

Inaugurado em Setembro de 2017, pelo então presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o Memorial à Vitória na Batalha do Cuito Cuanavale, construído numa área de 3,5 hectares, foi erguido com o intuito de eternizar o sacrifício dos angolanos e cubanos na defesa da pátria angolana.

Foi a derrota do exército racista sul-africano no Cuíto Cuanavale e a posterior capitulação do regime do "apartheid" que tornaram possível a implementação da Resolução 435/78 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na base da qual se efectivou a Independência da Namíbia e a libertação de Nelson Mandela.

Participaram da visita o secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, almirante José Maria de Lima, a embaixadora de Cuba em Angola, Esther Gloria Armenteros Cárdenas. entre outras individualidades.