NOTÍCIA
  • 20 Oct 2022

PRESIDENTE ANGOLANO ESCREVE AO EMIR DO QATAR

Luanda - Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, foi enviada esta quarta-feira ao Emir do Qatar, Sheik Tamim bin Hamad Al Thani, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola no Qatar, a missiva foi entregue, em Doha, ao ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros deste emirado, Sultan Bin Saad Al-Muraikhi, pelo embaixador angolano António Coelho Ramos da Cruz.

Os dois Estados mantêm relações diplomáticas há vários anos e cooperam em diversas áreas.

Recorde-se que o Presidente João Lourenço efectuou uma visita oficial de dois dias ao Qatar, na primeira quinzena de Setembro de 2019, durante a qual o Emir do Qatar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani incentivou os empresários qataris a investirem nos diferentes sectores da economia angolana.

Durante a visita, foram assinados vários instrumentos jurídicos, nomeadamente acordos nos domínios marítimo e portuário, da cooperação técnica, comercial e económica, isenção de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço, bem como do estabelecimento do mecanismo de Consultas Políticas.

Com o objectivo de reforçar essas relações, os dois países estabeleceram um acordo de cooperação no domínio dos transportes, que prevê a abertura de ligações aéreas entre as respectivas capitais (Luanda e Doha), efectivado pela companhia Qatar Airways.