NOTÍCIA
  • 19 Oct 2022

CONSELHO DE MINISTROS ANALISA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJECTOS EM CURSO EM LUANDA

Luanda – O Conselho de Ministros analisou, esta quarta-feira, o estado de implementação de vários projectos em curso na província de Luanda, numa sessão especialmente dedicada à capital angolana.

Orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a sessão analisou, de forma específica, questões ligadas ao saneamento básico, à educação, saúde, aos transportes, bem como à iluminação e segurança pública.

No encontro, o Titular do Poder Executivo ouviu do governador provincial de Luanda, Manuel Homem, as principais preocupações que afligem os habitantes da província.

No final da reunião, o governador de Luanda, Manuel Homem, informou à imprensa que o objectivo da reunião foi o de articular a implementação e a retomada dos principais projectos, a médio prazo.

Entre as preocupações urgentes a implementar, segundo Manuel Homem, estão a construção de mais escolas públicas, melhoria das vias rodoviárias secundárias e terciárias.

Ainda no domínio de estradas disse que também vai merecer atenção o troço rodoviária Benfica/Barra do Kwanza, os acessos ao novo Aeroporto Internacional Dr. António agostinho Neto e a estrada principal do Zango. 

O governador de Luanda informou que muitos projectos haviam sido suspensos, “por razões de vária ordem”, sublinhando que o Executivo está a criar condições financeiras e administrativas para os retomar.

Após considerar insuficiente as salas de aulas existes em Luanda, o governador Manuel Homem afirmou que para inverter esse quadro está em carteira a construção de mais escolas públicas.

Adiantou que, pelos indicadores que apresenta, a província de Luanda precisa, no mínimo, de mil escolas.

Quanto à questão financeira para arcar com as despesas decorrentes dos projectos, Manuel Homem disse estar assegurada. 

Com mais de oito milhões de habitantes, a província de Luanda está dividida, administrativamente, pelos municípios de Luanda, Cazenga, Viana, Cacuaco, Belas, Icolo e Bengo, Kissama, Talatona e Kilamba Kiaxi.