NOTÍCIA
  • 22 Sep 2022

PR DESTACA PAPEL DO CONSELHO DA REPÚBLICA

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, quarta-feira (21), a importância do papel dos conselheiros da República, no auxílio do titular do Poder Executivo e espera as melhores contribuições para que possa agir com sabedoria na resolução dos problemas.

O Estadista proferiu estas declarações na cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Conselho da República, designados terça-feira (20), no sentido de conformar o órgão como resultado das eleições gerais de 24 de Agosto.

Acrescentou que, como bons patriotas que são, poder esperar destes os melhores conselhos por estarem todos interessados numa Angola mais democrática, próspera e que traga o bem-estar para os seu cidadãos e garanta o desenvolvimento económico.

Entre os membros do Conselho da República encontram-se, por inerência de funçoes, a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz.

A lista prossegue com a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, os presidentes da UNITA, Adalberto Costa Júnior, FNLA, Nimi a Simbi, PRS, Benedito Daniel, e do PHA,  Florbela Malaquias.

Para integrarem, também, o Conselho da República, o Presidente João Lourenço designou Adriano Botelho de Vasconcelos, Alfeo Vinevala Sachiquepa, António Charles Muanauta Cabamba e Deolinda Dorcas Zola da Graça Paulo Teca.

O Chefe de Estado designou, de igual modo, Fernanda Renée Ulombe Samuel, Francisco Manuel Monteiro de Queiroz , Ismael Mateus Sebastião, Jorge Alicerces Valentim e José Carlos Manuel de Oliveira Cunha.

Completam a lista Luís Nguimbi, Manuel António Monteiro, Paula Marina Valério Alho Simons, Rosa Maria Martins da Cruz e Silva, Suzana Deolinda Sousa Mendes Viriato, Suzete Francisco João.

A nova composição do Conselho da República resulta da necessidade de adequar a sua organização e o seu funcionamento à investidura do Presidente da República e da Vice-Presidente da República, bem como a tomada de posse dos deputados à  Assembleia Nacional, na sequência das eleições gerais de Agosto último.

O Conselho da República é um órgão Colegial Consultivo do Chefe de Estado.