NOTÍCIA
  • 24 Aug 2022

ELEIÇÕES2022: JOÃO LOURENÇO CUMPRE DEVER CÍVICO

Luanda – O cabeça-de-lista do MPLA, João Lourenço, exerceu esta quarta-feira o seu direito de voto na assembleia 105, no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda.

Acompanhado da esposa, Ana Dias Lourenço, e de membros da direcção do MPLA, o candidato do partido ao cargo de Presidente da República depositou o seu voto na urna da mesa 5 da referida assembleia, às 08h02 minutos.

João Lourenço, que concorre a sua própria sucessão, é um dos oito cabeças-de-lista habilitados para o presente sufrágio, a par de Adalberto Costa Júnior (UNITA), Manuel Fernandes (CASA-CE), Benedito Daniel (PRS), Nimi a Simbi (FNLA), Quintino Moreira (APN), Eduardo Chingunji (P-NDJANGO) e Florbela Malaquias (PHA).

As eleições deste ano, que têm pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.  

Oito forças políticas concorrem ao presente sufrágio, para o qual estão inscritos 14 milhões 399 mil e 391 eleitores, radicados no país e na diáspora.

Trata-se, especificamente, de sete partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO) e de uma coligação de partidos políticos (CASA-CE).

As eleições gerais de hoje visam eleger o Presidente da República, o Vice-Presidente da República e os deputados à Assembleia Nacional.