NOTÍCIA
  • 22 Aug 2022

ELEIÇÕES2022: MININT GARANTE ELEIÇÕES SEM SOBRESSALTOS

Luanda - O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que estão criadas as condições para que o pleito de quarta-feira,  24, decorra sem sobressaltos e num ambiente pacífico e cordial. 

O ministro fez esta afirmação durante a audiência que concedeu aos observadores da missão eleitoral da Rede dos Órgãos Jurisdicional da Administração Eleitoral (ROJAE), da CPLP.

Para o ministro, as missões de observação eleitoral em Angola são sempre bem-vindas, referindo que em tempo oportuno o Governo criou condições técnicas, administrativas e logísticas necessárias para o êxito do processo democrático.

“O ministério do Interior, dada as suas competências específicas, tem responsabilidades acrescidas antes, durante e depois do pleito eleitoral. Nesta conformidade, apraz-me informar que estão criadas todas as condições de segurança,  para que decorra num ambiente pacífico e cordial”, disse. 

Por seu turno,  o chefe da missão dos observadores da CPLP, José Carlos Barreiro, disse estar satisfeito com as informações prestadas pelo ministro e que dão garantias para que o processo decorra sem sobressaltos. 

Acrescentou que já mantiveram encontros similares com outras instituições ministeriais, políticas e da sociedade civil e todos são unânimes em considerar que o processo decorrerá num clima de "calma e sem ânimos exaltados". 

Fazem parte do ROJAE,  representantes de São Tomé e Príncipe (coordenador), de Cabo Verde, Guiné-Bissau e de Portugal.

Os angolanos vão a votos pela quinta vez para escolher o futuro Presidente da República, o Vice-Presidente e os deputados à Assembleia Nacional, num pleito em que concorrem os partidos APN, PHA, PRS, P-NJANGO, FNLA, MPLA e a UNITA, bem como a coligação CASA-CE.