NOTÍCIA
  • 17 Aug 2022

ELEIÇÕES2022: CORPO DIPLOMÁTICO VISITA CENTRO DE ESCRUTÍNIO DA CNE

Luanda - Membros do corpo diplomático acreditado em Angola e juízes do Tribunal Constitucional (TC) visitaram esta quarta-feira, em Luanda, o Centro Nacional de Escrutínio da Comissão Nacional Eleitoral.

De acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, em declarações à imprensa, a visita serviu para proporcionar ao corpo diplomático acreditado em Angola a oportunidade de, no quadro da abertura e da transparência do processo, proporcionar-lhes o conhecimento necessário sobre o funcionamento do Centro de Escrutínio.

Sobre a corte do Tribunal Constitucional, Lucas Quilundo definiu como uma demonstração clara do nível de abertura da CNE, na organização das quintas eleições gerais, tendo em conta o papel que esta instância judicial desempenha no âmbito do processo eleitoral.

Recordou que é, também, a instituição a que os partidos políticos recorrem, no domínio do contencioso eleitoral, bem como onde tramitam as candidaturas para as formações políticas que pretendem concorrer às eleições gerais.

“Para lhes darmos a conhecer e perceberem a forma como o processo de apuramento dos resultados das eleições ocorre”, justificou.

No Centro de Escrutínio da CNE estiveram diplomatas dos Estados Unidos da América, Reino Unido, Federação Russa, e dos países membros da CPLP.

Durante a visita guiada, conduzida pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, a presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, e os Juízes Conselheiros, conhecerem todas as áreas do referido centro e inteirarem-se do seu funcionamento.

O porta-voz da CNE esclareceu que os técnicos que operam no Centro Nacional de Escrutínio, foram seleccionados mediante concurso público e posteriormente submetidos a formação especializada que os habilita à nova tarefa.

Sobre os observadores, referiu que, até a presente data não se pode falar do número definitivo, uma vez que o processo está em curso e todos os dias são credenciados observadores.

Para o pleito de 24 de Agosto estão registados 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro. No Cuanza Sul estão inscritos 747 mil e 68 eleitores.

Os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P-NJANGO e a coligação CASA-SE concorrem às eleições deste ano.