NOTÍCIA
  • 16 Aug 2022

CHEFE DE ESTADO SATISFEITO COM COOPERAÇÃO ANGOLA/ÍNDIA

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, exprimiu, segunda-feira, satisfação com os níveis de cooperação e interacção política entre os governos angolano e indiano, no sentido da concretização de projectos capazes de impulsionar o progresso e desenvolvimento dos respectivos países.

Numa mensagem de felicitações endereçada ao Primeiro-Ministro indiano, Narendra Damodardas Modi, por ocasião de mais um aniversário da Independência Nacional da Índia, o estadista angolano afirma que a materialização dos diversos projectos em carteira pode propociar o bem-estar dos dois povos.

“Tenho a certeza de que se os nossos países se empenharem em traçar os caminhos conducentes à materialização de acções que levem ao reforço da cooperação aos mais variados domínios, poderemos colher benefícios tangíveis para a satisfação dos dois povos”, termina a missiva.

Cooperação Angola/Índia

Dados disponíveis dão conta que as trocas comerciais entre os dois Estados, no período 2017-2019, atingiram USD 3 biliões, nas exportações, e USD 4,3 milhões, nas importações, dominadas pelas remessas de petróleo angolano para aquele país.

Conforme os dados avançados, o balanço comercial entre Angola e a Índia é favorável a Angola, um aumento perceptível nos últimos três anos, em relação aos anos anteriores, tendo saído de cerca de USD 4,0 mil milhões para 4,5 mil milhões entre 2017 e 2018, 4,4 mil milhões no período 2018-2019 e 4,0 mil milhões no período 2019-2020.

Neste período (2019-2020), as importações da Índia foram de USD 3,7 mil milhões e as exportações USD 0,3 mil milhões.

Angola importa daquele país, essencialmente, produtos farmacêuticos, máquinas agrícolas, materiais eléctricos, veículos automóveis, entre outros.

A Índia e Angola partilham relações desde os tempos da pré-independência nacional, quando apoiou a luta pela libertação.

A cooperação diplomática bilateral remota desde 1985.

Também hoje, numa outra mensagem dirigida ao seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-Yeol, por ocasião do aniversário da Independência Nacional da República da Coreia, o Chefe de Estado angolano enaltece as realizações alcançadas por aquele país da Ásia Oriental.

João Lourenço reconhece que o Governo coreano vem projectando ao mundo uma “apreciável pujança”, tornando a Coreia do Sul numa referência importante no concerto das nações desenvolvidas do mundo.  

“Aproveito este momento sublime para expressar que a Republica de Angola está empenhada em estabelecer sinergias com a Coreia, que favoreçam a potencialização das capacidades e os recursos dos nossos dois países, para a satisfação dos anseios dos nossos povos “,  lê-se na missiva. 

Cooperação Angola/Coreia

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1992, Angola e a Coreia têm desenvolvido parcerias económicas vantajosas através da implementação de projectos nos variados domínios.  

Os instrumentos legais entre os dois países enquadram-se no âmbito do Acordo Geral de Cooperação Económica e Técnico-Científica, assinado a 2 de Julho de 1993.