NOTÍCIA
  • 03 Aug 2022

GENERAL DISCIPLINA AFIRMA QUE FORMAÇÃO DE QUADROS FOI SEMPRE PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO ANGOLANO

Luanda- O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, General de Exército Egídio de Sousa Santos "Disciplina", afirmou recentemente, que o Governo angolano sempre deu particular importância na formação de quadros nacionais, em vários domínios.

O dirigente falava no acto que decorreu  nas instalações do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, marcado pela apresentação de quadros militares recém-formados em Cuba, Portugal, no Brasil, na Argentina e Costa do Marfim,  todos com títulos acadêmicos de doutor, em diversas áreas do saber .

 Segundo o General Disciplina, a formação de quadros faz parte do processo de reedificação das Forças Armadas Angolanas.

“Esperamos que os novos quadros possam cumprir com os desafios que se impõem”, recomendou na ocasião o Chefe do Estado Maior General das FAA.

Por sua parte,  o Chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino, Tenente General  Samuel Zinga, ao intervir no acto, afirmou que a formação de quadros constitui um dos pilares fundamentais para o suporte das unidades militares.

“Foi assim durante o processo da criação das FAA e tmbém  actualmente no processo de reedificação e modernização dos três Ramos das Forças Armadas Angolanas”, referiu .

A cerimónia ficou marcada ainda pela assinatura de um acordo-quadro entre as FAA e a Universidade Agostinho Neto (UAN).

O documento prevê a formação de doutorandos e mestres em vários domínios das ciências, que vão desde as áreas da engenharia e tecnologia, ciências exactas naturais, médicas e sociais e contará  com a participação de especialistas das FAA no quadro docente quando necessário.

Foram signatários do referido acordo, o Chefe do Estado Maior General das FAA, General de Exército, Egídio de Sousa Santos e o Reitor da Universidade Agostinho Neto, Pedro Magalhães.

Na sua intervenção, PhD Pedro Magalhães destacou a importância da aposta  na formação de quadros, com vista o desenvolvimento do país .

Manifestou ainda a intenção da Universidade Agostinho Neto, continuar a trabalhar em conjunto com as Forças Armadas Angolanas para potencialização dos seus Oficiais.