NOTÍCIA
  • 01 Aug 2022

PR CONSTERNADO COM A MORTE DO COMANDANTE DA MGA

Luanda- O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, manifestou numa mensagem , profunda dor e consternação pelo falecimento,do comandante da Marinha de Guerra Angolana (MGA), general Jorge Manuel dos Santos "Sukissa", ocorrido em Luanda , a 31 de Julho, por doença.

Na  missiva que a Angop teve acesso nesta segunda-feira, João Lourenço considerou o general Sukissa, um cidadão abnegado e militar dedicado, que desde muito cedo comprometeu-se com a causa da defesa da independência, soberania e da integridade territorial do país.

O general segundo escreveu na mensagem o Chefe de Estado, “desempenhou diversas funções de comando, direcção e chefia, com brio, dedicação e patriotismo invulgar que lhe granjearam o respeito e admiração da classe castrense e do povo angolano”.

O malogrado, refere a missiva, deixa um legado valioso que deve servir de inspiração para as novas gerações de militares e dos cidadãos em geral, na perspectiva da disposição para a defesa abnegada do país e da contribuição para a sua estabilidade e desenvolvimento.

“Diante da perda de tão ilustre filho da pátria  e nesta hora de luto e dor, o Presidente da República e Comandante-em-Chefe  das FAA inclina-se perante a sua memória e apresenta à  família  enlutada e às Forças Armadas Angolanas as mais sentidas condolências”, lê-se no documento.

Percurso militar do general Sukissa

Formou-se -se na Escola Superior de Inter Armas no Huambo e na escola Superior de Estratégia de Campo de Batalha, na Académia de Defesa Nacional da China.

Fez o curso Superior de Direcção Militar e de Estado-Maior na Académia Militar do Estado-Maior General da Federação da Rússia, com graduação em Ciências Políticas.

Em Angola, fez ainda os cursos de Liderança, Comando e Direcção, de Estratégia e de Arte Operativa.  

Na sua folha de serviço, consta que o General exerceu os cargos de comandante do Comando Operacional (COP) da Lunda Norte e Lunda Sul, comandante da 1ª Região das Tropas de Guarda Fronteira de Angola (TGFA) e de delegado e comandante da Polícia Nacional na província do Huambo.